Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso soldar um capacitor por este "metodo"?


Painter

Posts recomendados

Senhores,

Como não sou da area eletronica, apenas um curioso bem intencionado, peço ajuda numa pequena questão de troca de componente.

Alguns capacitores de uma placa de video (e-Geforce 7600GS) estouraram.

Como pretendo troca-los para ver se a placa funciona, mas não tenho habilidade suficiente para remover os danificados, dessoldando-os da placa (danifiquei uma motherboard ao tirar um para teste), pensei em cortar os capacitores estourados com um alicatinho de corte, deixando só as duas perninhas que já estão soldadas na placa de video e soldando os novos capacitores nas perninhas que sobraram.

Acho que deu pra entender.

Pergunto se este procedimento pode alterar o funcionamento (caso funcione) dos capacitores, visto que eles ficariam mais distantes da solda original da placa, pois haveria um comprimento maior das perninhas dos mesmos.

Quem for do ramo de manutenção eletronica, poderia me informar?

OBS:Não pretendo levar a alguém especializado para fazer o serviço, pois nem sei se a placa ira funcionar. Estava encostada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Felloni.... duas coisas. Se cortares as pernas do capacitor, a tendência é que funcione, porém, o problema vai ser soldar. Se, conforme tu disses, não tens muita habilidade na solda, fazer ela ficar fina, e "nas perninhas" também requer certa habilidade....

só não use a parte interna do capacitor. Até onde me lembro, ali é alumínio, que não pegará solda.... então veja até onde vão "as pernas do capacitor" e corte ali.

Ademais, cuidando da polarização, não creio haver problemas. Mas escolha capacitores de alta temperatura (baixo ESR) porque senão poderá alterar, sim, o funcionamento. Lembre que a placa de vídeo pode "trabalhar" com temperatura de 80º, sem maiores problemas, e os caps comuns vão até 85. Então escolha modelos de 105º

E cuidado, caso tenhas algum outro periférico "acima" das placas, porque o capacitor ficará maior, então poderá enroscar neste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato Ilkyest,

Não tenho muita habilidade sim, mas acho que dá pra soldar do modo como mencionei.

É que fui dessoldar e depois soldar um capacitor comum 1500uF x 6.3v numa placa mãe que havia se soltado e não sabia que a mesma tinha camadas de circuitos e danei tudo.

Por isso pensei neste ´metodo, para mim mais "simples".

Vou fazer umas tentativas em alguns caps de placas estragadas para treinar primeiro.

Muito agradecido pela sua atençaõ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Cuidados a tomar:

Tome cuidado com a polaridade dos capacitores. Pelo o que eu entendi, os capacitores a que se referes são do tipo eletrolíticos de alumínio como esses daqui:

$(KGrHqN,!jkE5b1yFBeRBOYIZ+2!iQ~~60_3.JPG

Explicando a grosso modo que polaridade é o positivo '+' e o negativo '-' do capacitor, igualzinho à polaridade das pilhas, baterias e também de um escambal.

Nessa foto acima, perceba que há no capacitor uma faixinha azul e é justamente esse lado do capacitor que é o negativo.

Pois bem, muito provavelmente, os capacitores que irá encontrar serão maomenos parecidos com estes aqui:

images?q=tbn:ANd9GcQCkY63XPNUecNgAqN4XXubsn9iTwBREFuQiNBwtuSU6rj6HniD

A cor do capacitor não tem importância. Se for comprar os capacitores, observe a temperatura máxima dele, que deve estar em torno dos 100°C e a tensão pode ser maior que 6.3V, bem como 16V.

Se for usar o ferro de solda, use um ferro de 25W e não mais que isso. Um pouquinho antes de usá-lo, com ele já bem quente, limpe a ponta na esponjinha apropriada ou numa palha de aço e não deixe a solda envelhecer na ponta do ferro pois ela engrossa e estraga. Não fique esfregando o ferro na placa pra derreter a solda na placa, encoste a ponta do ferro e imediatamente encoste também o fiozin de solda, seja bem breve já que o calor do ferro pode estragar a placa.

Um detalhe importante é observar também os outros capacitores da sua placa mãe. Quando muitos capacitores estufam assim é porque sua fonte tem um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo Pimentel

Lhe agradeço pelas explicações.

Tenho noção da polaridade dos capacitores (+ -).

No caso, na foto que enviei, os do lado esquerdo da foto (os 5) são os negativos, certo. Nos comuns ha uma faixa longitudinal com um circulo pequeno a longo da faixa.

Achar nas lojas deve ser difícil achar caps iguais aos da placa em questão (aluminio), mas pelo que pesquisei na WEB os outros comuns devem servir, pelo menos para ver se a bendita placa funciona.

Também sou sabedor que se pode colocar um cap de valor maior na tensão, do que indicado no cap da placa, mantendo o uF, certo. Vou ver se ponho um da mesma tensão.

Vou sair a caça dos caps hoje (24) e ver no que vai dar.

Se conseguir, posto uma foto da minha "gambiarra"

Grato a voce e todos os amigos que colaboraram, até agora.

post-1068503-13884962881317_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

discordo, eheheh

use um ácido para soldar agulhas de maquilagem definitiva, depois limpe com bicarbonato e água. O ácido ajuda um monte. é quase um segundo soldador.....

mas não esquecer de limpar depois, para neutralizar o ácido, senão começa a dar oxidação (o ácido não é forte, pode por na lingua)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!