Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Painter

Posso soldar um capacitor por este "metodo"?

Recommended Posts

Senhores,

Como não sou da area eletronica, apenas um curioso bem intencionado, peço ajuda numa pequena questão de troca de componente.

Alguns capacitores de uma placa de video (e-Geforce 7600GS) estouraram.

Como pretendo troca-los para ver se a placa funciona, mas não tenho habilidade suficiente para remover os danificados, dessoldando-os da placa (danifiquei uma motherboard ao tirar um para teste), pensei em cortar os capacitores estourados com um alicatinho de corte, deixando só as duas perninhas que já estão soldadas na placa de video e soldando os novos capacitores nas perninhas que sobraram.

Acho que deu pra entender.

Pergunto se este procedimento pode alterar o funcionamento (caso funcione) dos capacitores, visto que eles ficariam mais distantes da solda original da placa, pois haveria um comprimento maior das perninhas dos mesmos.

Quem for do ramo de manutenção eletronica, poderia me informar?

OBS:Não pretendo levar a alguém especializado para fazer o serviço, pois nem sei se a placa ira funcionar. Estava encostada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Felloni.... duas coisas. Se cortares as pernas do capacitor, a tendência é que funcione, porém, o problema vai ser soldar. Se, conforme tu disses, não tens muita habilidade na solda, fazer ela ficar fina, e "nas perninhas" também requer certa habilidade....

só não use a parte interna do capacitor. Até onde me lembro, ali é alumínio, que não pegará solda.... então veja até onde vão "as pernas do capacitor" e corte ali.

Ademais, cuidando da polarização, não creio haver problemas. Mas escolha capacitores de alta temperatura (baixo ESR) porque senão poderá alterar, sim, o funcionamento. Lembre que a placa de vídeo pode "trabalhar" com temperatura de 80º, sem maiores problemas, e os caps comuns vão até 85. Então escolha modelos de 105º

E cuidado, caso tenhas algum outro periférico "acima" das placas, porque o capacitor ficará maior, então poderá enroscar neste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Grato Ilkyest,

    Não tenho muita habilidade sim, mas acho que dá pra soldar do modo como mencionei.

    É que fui dessoldar e depois soldar um capacitor comum 1500uF x 6.3v numa placa mãe que havia se soltado e não sabia que a mesma tinha camadas de circuitos e danei tudo.

    Por isso pensei neste ´metodo, para mim mais "simples".

    Vou fazer umas tentativas em alguns caps de placas estragadas para treinar primeiro.

    Muito agradecido pela sua atençaõ.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    so tome cuidado com a polaridade do eletrolitico. se sodar errado da problema.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Boa noite.

    Cuidados a tomar:

    Tome cuidado com a polaridade dos capacitores. Pelo o que eu entendi, os capacitores a que se referes são do tipo eletrolíticos de alumínio como esses daqui:

    $(KGrHqN,!jkE5b1yFBeRBOYIZ+2!iQ~~60_3.JPG

    Explicando a grosso modo que polaridade é o positivo '+' e o negativo '-' do capacitor, igualzinho à polaridade das pilhas, baterias e também de um escambal.

    Nessa foto acima, perceba que há no capacitor uma faixinha azul e é justamente esse lado do capacitor que é o negativo.

    Pois bem, muito provavelmente, os capacitores que irá encontrar serão maomenos parecidos com estes aqui:

    images?q=tbn:ANd9GcQCkY63XPNUecNgAqN4XXubsn9iTwBREFuQiNBwtuSU6rj6HniD

    A cor do capacitor não tem importância. Se for comprar os capacitores, observe a temperatura máxima dele, que deve estar em torno dos 100°C e a tensão pode ser maior que 6.3V, bem como 16V.

    Se for usar o ferro de solda, use um ferro de 25W e não mais que isso. Um pouquinho antes de usá-lo, com ele já bem quente, limpe a ponta na esponjinha apropriada ou numa palha de aço e não deixe a solda envelhecer na ponta do ferro pois ela engrossa e estraga. Não fique esfregando o ferro na placa pra derreter a solda na placa, encoste a ponta do ferro e imediatamente encoste também o fiozin de solda, seja bem breve já que o calor do ferro pode estragar a placa.

    Um detalhe importante é observar também os outros capacitores da sua placa mãe. Quando muitos capacitores estufam assim é porque sua fonte tem um problema.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ricardo Pimentel

    Lhe agradeço pelas explicações.

    Tenho noção da polaridade dos capacitores (+ -).

    No caso, na foto que enviei, os do lado esquerdo da foto (os 5) são os negativos, certo. Nos comuns ha uma faixa longitudinal com um circulo pequeno a longo da faixa.

    Achar nas lojas deve ser difícil achar caps iguais aos da placa em questão (aluminio), mas pelo que pesquisei na WEB os outros comuns devem servir, pelo menos para ver se a bendita placa funciona.

    Também sou sabedor que se pode colocar um cap de valor maior na tensão, do que indicado no cap da placa, mantendo o uF, certo. Vou ver se ponho um da mesma tensão.

    Vou sair a caça dos caps hoje (24) e ver no que vai dar.

    Se conseguir, posto uma foto da minha "gambiarra"

    Grato a voce e todos os amigos que colaboraram, até agora.

    post-1068503-13884962881317_thumb.jpg

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Ainda bem que os seus capacitores não são assim:

    images?q=tbn:ANd9GcSyoajMBX4J4A1DGJaQ0VHTznVHgqbc4Fkky1TGtJo_JTDs3iQq

    Pois o trabalho com o ferro de solda seria terrível.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    discordo, eheheh

    use um ácido para soldar agulhas de maquilagem definitiva, depois limpe com bicarbonato e água. O ácido ajuda um monte. é quase um segundo soldador.....

    mas não esquecer de limpar depois, para neutralizar o ácido, senão começa a dar oxidação (o ácido não é forte, pode por na lingua)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×