Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com comunicação pic com usb


Posts recomendados

Olá, preciso fazer que meu circuito receba um valor de um leitor de código de barras, crie um txt com o numero e armazene em uma midia, por exemplo o pendrive. Pesquisei sobre o assunto e vi que o pic utilizado seria um 18f4550. Mas gostaria de saber como organizaria esse circuito e os métodos que teria que tomar para a programação em C. Obs.: O circuito deve alimentar a leitora e os componentes.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim vai ser muito fácil de fazer

Se está se referindo ao artigo 'USB Data Logger ',vai ter que acrescentar o protocolo USB Keyboard ou Ps/2(que o leitor de códigos de barra usa),e a manipulação de arquivos FAT(para se criar um arquivo Txt),pois o projeto,se for o citado,tranfere dados da serial para um memorystick...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se está se referindo ao artigo 'USB Data Logger ',vai ter que acrescentar o protocolo USB Keyboard ou Ps/2(que o leitor de códigos de barra usa),e a manipulação de arquivos FAT(para se criar um arquivo Txt),pois o projeto,se for o citado,tranfere dados da serial para um memorystick...

tem razão da parte do leitor eu simplesmente ignorei, desculpe, mas será que é difícil fazer? será que teria algum serial (pra fugirmos do ps2 e principalmente aí sim pega um pouco o usb host pra keyboard)?

Mas do FAT ele nem precisa se preocupar o soft da revista já grava direto no txt e pelo que vi, está bem fácil até criar outros arquivos e modificar ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado à todos pelas respostas, demorei pra ver que tinham respondido. o procedimento feito atualmente usa um pc... mas é preciso mobilidade, para levar, por exemplo, pra porta de uma feira. aí é lido um codigo de barras e o leitor manda um numero. no pc tem um programa que recebe esse numero, cria um txt e adiciona nele, mas aí surgiu essa necessidade... o que o 24f faz? na verdade não teria necessidade de ser um pendrive, já que os arquivos não passam de 200kb(são uns 20 diferentes), mas se desse, seria melhor pra colocar todos juntos. Estou cursando Engenharia da Computação, mas estou no primeiro semestre u.u e meu chefe surgiu com essa ideia '-' mas já que o Gravador_PIC disse que não era tão difícil, estou disposto a aprender. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado à todos pelas respostas, demorei pra ver que tinham respondido. o procedimento feito atualmente usa um pc... mas é preciso mobilidade, para levar, por exemplo, pra porta de uma feira. aí é lido um codigo de barras e o leitor manda um numero. no pc tem um programa que recebe esse numero, cria um txt e adiciona nele, mas aí surgiu essa necessidade... o que o 24f faz? na verdade não teria necessidade de ser um pendrive, já que os arquivos não passam de 200kb(são uns 20 diferentes), mas se desse, seria melhor pra colocar todos juntos. Estou cursando Engenharia da Computação, mas estou no primeiro semestre u.u e meu chefe surgiu com essa ideia '-' mas já que o Gravador_PIC disse que não era tão difícil, estou disposto a aprender. Abraço

macarenarbd

poderia também gravar então num SD Card se não necessariamente tem que ser pendrive, aí dá pra usar até outros pics mais simples mas com USB/pendrive fica muito bom pois você pluga em qualquer PC. O PIC 24F seria então essencial por causa do usb host pra lidar c/ pendrive (se for o caso)

A parte do leitor é que eu precisaria conhecer melhor você tem especificações do que ele "solta"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fervolto, eu aceitaria esse artigo. email: [email protected] Gravador_PIC, eu nunca usei o leitor, o que precisa saber especificamente? Creio que saia o número em ascii, mas acho que não é isso que precisas. enfim... vou ver se consigo manual, ou especificações na net. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fervolto, eu aceitaria esse artigo. email: [email protected] Gravador_PIC, eu nunca usei o leitor, o que precisa saber especificamente? Creio que saia o número em ascii, mas acho que não é isso que precisas. enfim... vou ver se consigo manual, ou especificações na net. Abraço

ok, quando tiver a informação posta aí, precisa saber a interface (serial rs232, ps/2, usb, ...) e o que solta e o que deseja gravar no arquivo: somente o barcode é provável;

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De uma olhada na ideia do SD card que foi dado, seria mais util para voce.

Nao sei o tamanho das suas strings lidas desses cartões mais ai vão algumas ideias:

1- Usar a eprom interna do pic so que so cabe 256 bytes, muito pouco ne.

2 - Usar o pic como pendrive, tamanho 512 bytes, ainda nao procurei ver como é o código de exemplo que o Mass Storage usa, mais talvez dê para o pic gravar na propria flash dele, desconheço isso por enquanto.

Caso interesse procure mais sobre:

Video do exemplo:

PIC18F4550 & USB - Pendrive com o PIC18F usando a memória Flash interna!

"Que tal construir o seu próprio pendrive??? Este é um pendrive construído com o PIC18F4550 utilizando a sua memória Flhash intena. É um pendrive de 512 bytes, é pouco, mas se tratando de microcontrolador dá pra fazer muita coisa, já dá pra brincar um pouco! Segue o padrão USB 2.0, full speed, de 12 Mbps!!! O PIC é reconhecido pelo computador como um dispositivo "Mass Storage", não é necessário instalar nenhum drive adicional no Windows. O PIC foi gravado com o firmware "USB Device - Mass Storage - Internal Flash Demo - C18 - PICDEM FSUSB.hex" de demonstração que está na biblioteca USB Framework e possui a "USB Stack" para a comunicação USB com o PC e pode ser baixado do site da Microchip. O vídeo mostra o PIC18F sendo reconhecido pelo computador como um pendrive, com um arquivo .TXT gravado em sua memória que pode ser editado!"

No video fala que sao 512 bytes, no pc fala que o espaço livre são 7kb, so pesquisando melhor e tentando também teremos a certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Olá pessoal. Reavivando o tópico por aqui. Vi que é possível fazer o USB Host com PIC24, estou precisando criar um host simples para HID (keyboard) e saída serial passando apenas caracteres e números (para leitor de código de barras). Será que já temos uma solução prática pra isso? Valeu! 

 

@Gravador_PIC@vtrx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@reuzito 

 

Esse tópico é meio gagá hahaha hoje em dia já tem soluções como esta:

 

https://www.robocore.net/loja/produtos/arduino-shield-usb-host.html

 

Não conheço nem tenho experiência com este shield, embora ele seja para arduíno, deve dar pra adaptar as bibliotecas para os PICs. Se quiser usar um arduíno, melhor ainda, é só fazer as conexões, gravar o sketch e pronto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...