Como Conectar Dois Micros Usando um Cabo USB-USB
14/01/2006 às 11h00min por Gabriel Torres em Redes

Introdução

Uma maneira muito fácil de conectar dois micros é usando um cabo USB-USB. Com este tipo de conexão você pode transferir arquivos de um computador para outro e até mesmo montar uma pequena rede, compartilhando sua conexão com a Internet com o segundo micro. Neste tutorial explicaremos como conectar dois micros usando um cabo USB-USB.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que existem vários tipos de cabo USB-USB no mercado. O cabo USB-USB usado para conectar dois micros é chamado “bridged” (ou “cabo de rede USB”), porque ele possui um pequeno circuito eletrônico no meio do cabo permitindo que os dois micros conversem entre si. Existe ainda o cabo USB A/A que, apesar de ter dois conectores USB padrão nas pontas, não possui o chip que permite a comunicação entre os micros e não pode ser usado para conectar dois computadores. Na verdade, se você usar um cabo USB A/A você pode queimar as portas USB ou até mesmo a fontes de alimentação de seus computadores. Assim, esse cabo USB A/A não tem muita utilidade. Ele é usado para conectar seu micro a periféricos como impressoras e scanners.

Como Conectar Dois Micros Usando um Cabo USB-USB
Figura 1: Cabo de rede USB (“bridged”).

Como Conectar Dois Micros Usando um Cabo USB-USB
Figura 2: Observe que o circuito eletrônico fica localizado no meio do cabo.

O circuito eletrônico pode ser USB 1.1 (12 Mbps) ou USB 2.0 (480 Mbps). Obviamente recomendamos que você compre um cabo USB 2.0, já que ele é bem mais rápido. Só para lembrar, o padrão de redes Ethernet trabalha a 100 Mbps e, portanto, a taxa de transferência do cabo USB 2.0 é quase cinco vezes maior do que a de um padrão de conexão de rede.

Decidimos abrir a ponte localizada no meio de nosso cabo para mostrar a você o circuito eletrônico. É devido à presença desse circuito eletrônico que este cabo é mais caro do que um simples cabo USB A/A, que não possui qualquer circuito.

Como Conectar Dois Micros Usando um Cabo USB-USB
Figura 3: Circuito eletrônico usado em nosso cabo.

Agora que você conhece o tipo de cabo que deve comprar, falaremos sobre sua instalação.

Instalação

Este cabo pode trabalhar em dois modos: modo link e modo rede. No modo link, o cabo funciona igual a um antigo cabo “lap link”, ou seja, ele vem com um software onde você pode selecionar os arquivos e simplesmente arrastá-los (mover ou copiar) para onde quiser. Se você deseja apenas copiar arquivos, este é o modo que recomendamos a você usar, já que sua instalação é rápida e de fácil uso.

No modo rede, você criará uma pequena rede entre os dois computadores. Após a criação desta rede você pode compartilhar pastas, impressoras e sua conexão com a Internet. Este modo é recomendado se além de copiar arquivos você quiser ter acesso a uma impressora localizada em outro computador (ou qualquer outro computador na rede, se este computador estiver conectado a uma rede) ou quiser ter acesso à Internet.

O processo de instalação do cabo depende do fabricante. Você terá que instalar os programas e drivers que vêm com o cabo em um CD-ROM. Este procedimento tem que ser feito em ambos computadores, com o cabo não conectado. Por isso, não instale o cabo ainda.

Alguns fabricantes fornecem dois arquivos diferentes de instalação, um para o modo link e outro para o modo rede. Já outros fabricantes fornecem apenas um arquivo de instalação válido para ambos modos, selecionando o modo que deseja usar durante a instalação do programa ou dentro do programa de transferência que será instalado.

Como Conectar Dois Micros Usando um Cabo USB-USB

Figura 4: Escolhendo o modo durante a instalação.

Como Conectar Dois Micros Usando um Cabo USB-USB

Figura 5: Escolhendo o modo dentro do programa de transferência.

Após você ter instalado os drivers correspondentes (modo link ou modo rede), você deve instalar o cabo no micro. O Windows o reconhecerá e instalará os drivers corretos.

Se você instalou o programa e os drivers com o cabo conectado no micro, você deve remover o cabo e realizar o procedimento de instalação novamente. Isto fará com que o Windows o reconheça e instale seus drivers.

Agora você deve repetir este processo no outro computador.

Se você quiser mudar o modo de operação do seu cabo, deverá rodar o programa de instalação para o outro modo ou mudar o modo no programa de transferência, dependendo do modelo do cabo. Isto deve ser feito sem o cabo estar conectado ao micro. Após a alteração do modo, conecte o cabo e o micro o reconhecerá automaticamente. Se você executar o programa de instalação ou alterar o modo com o cabo conectado, terá que remover o cabo do micro e rodar o programa de instalação novamente de modo a fazer com que o Windows instale os drivers corretos (os drivers usados no modo link e no modo rede são diferentes). Você deve repetir este procedimento no outro micro.

Agora que o cabo está instalado, vejamos como usá-lo.

Modo Link

Como mencionamos, o modo link é o modo mais fácil e rápido para conectar dois micros usando um cabo USB para transferir arquivos. Se você quer ter acesso à Internet e/ou impressora, você deve usar o modo rede.

Após a instalação do cabo como descrevemos na página anterior, você deve verificar se o cabo está instalado corretamente no Gerenciador de Dispositivos (clique com o botão direito em Meu Computador, Propriedades, Hardware, Gerenciador de Dispositivos). O cabo deve ser listado em “Controladores USB”, como você pode ver na Figura 6 (nosso cabo está listado como “Hi-Speed USB Bridge Cable”, mas seu cabo pode usar um nome ligeiramente diferente, dependendo do fabricante).

Como Conectar Dois Micros Usando um Cabo USB-USB

Figura 6: Cabo USB-USB devidamente instalado usando no modo link.

Para transferir arquivos, você deve abrir o programa de transferência que foi instalado quando você executou o arquivo de instalação. Em nosso caso este programa era chamado Pclinq2. Este programa tem que estar aberto em ambos computadores.

A utilização do programa de transferência é realmente muito fácil. No lado esquerdo do programa você verá seu computador, e no lado direito você verá o computador remoto. Selecione o disco/partição e pasta/arquivos que deseja transferir e arraste e solte na localização desejada. Não poderia ser mais fácil!

Como Conectar Dois Micros Usando um Cabo USB-USB
Figura 7: Programa de transferência.

Modo Rede

Como mencionamos, no modo rede os computadores estarão ligados em uma pequena rede e a conexão funcionará como tal. Este modo permite que você compartilhe sua conexão com a Internet, caso esteja disponível em um dos computadores.

Após a instalação do cabo, como descrevemos anteriormente, você deve verificar se o cabo está instalado corretamente no Gerenciador de Dispositivos (clique com o botão direito em Meu Computador, Propriedades, Hardware, Gerenciador de Dispositivos). O cabo deve ser listado em “Adaptadores de rede”, como você pode ver na Figura 8 (nosso cabo está listado como “Hi-Speed USB-USB Network Adapter”, mas seu cabo pode usar um nome ligeiramente diferente, dependendo do fabricante).

Como Conectar Dois Micros Usando um Cabo USB-USB

Figura 8: Cabo USB-USB devidamente instalado no modo rede.

O próximo passo é configurar ambos computadores para usarem o cabo USB como uma placa de rede.

Primeiro você tem que configurar o computador que tem acesso à Internet. Neste computador, abra suas Conexões de Rede (Iniciar, Configurações, Conexões de Rede). Na tela que aparecerá você verá os adaptadores de redes localizados em seu computador. Em nosso caso, “Conexão de Rede Local 3” era o adaptador de rede que conectava nosso micro à Internet (em nosso roteador banda larga) e “Conexão de Rede Local 6” era o cabo USB-USB, veja na Figura 9.

Como Conectar Dois Micros Usando um Cabo USB-USB
Figura 9: Conexões de rede.

Modo Rede (Cont.)

Clique com o botão direito do mouse na placa de rede que está conectando seu micro a Internet (“Conexão de Rede Local 3”, em nosso caso), clique em Propriedades e, na janela que aparecerá, clique na guia Avançado. Feito isso, marque a opção “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet”. Dependendo da sua versão do Windows XP, haverá uma caixa chamada “Conexão de rede caseira”, onde você deve selecionar a conexão do cabo USB (“Conexão de Rede Local 6”, em nosso caso).

Como Conectar Dois Micros Usando um Cabo USB-USB

Figura 10: Habilitando o compartilhamento de Internet.

Após ter feito esta configuração, você tem que reiniciar o micro para que tudo funcione adequadamente. Tente conectar a Internet no outro computador e verifique se tudo está funcionando bem.

Para compartilhar arquivos e impressoras, você deve ler nosso tutorial Como Compartilhar Pastas e Impressoras na Rede para ver como isto pode ser feito. Se você não está usando um roteador de banda larga no computador que tem a conexão com a Internet, você deve ser muito cuidadoso, já que o compartilhamento de seus arquivos pode permitir que qualquer pessoa na Internet tenha acesso a eles. Leia mais sobre isso em nosso tutorial Protegendo seu Seu Micro Contra Invasões. Neste tutorial você encontrará alguns macetes para prevenir que um hacker tenha acesso a seus arquivos.

Se o computador remoto não estiver acessando a Internet, verifique se o cabo USB está configurado para obter um endereço IP automaticamente na rede. Para isso, clique no menu Iniciar, Configurações, Conexões de Rede, e então clique com o botão direito do mouse na conexão do cabo (“Conexão de Rede Local 6”, em nosso caso), selecione Propriedades e, na janela que aparecerá, dê um duplo clique em “Protocolo Internet (TCP/IP)”. As duas opções desta tela devem estar configuradas como “automaticamente”, conforme mostramos na Figura 11. Ambos computadores devem ser configurados desta maneira.

Como Conectar Dois Micros Usando um Cabo USB-USB

Figura 11: Configuração TCP/IP tem que estar configurada como automática nos computadores.

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-Conectar-Dois-Micros-Usando-um-Cabo-USB-USB/1157

© 1996-2014, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.