

Conclusões
A 3R System AK6-600M é uma AK6-500M com duas modificações básicas: a presença de um capacitor eletrolítico com maior capacitância no primário e a substituição de um dos retificadores de +12 V por um transistor MOSFET. Essas pequenas modificações não foram suficientes para melhorar o desempenho da fonte, e durante os nossos testes a eficiência quando a fonte estava fornecendo 600 W foi de 80%, não 82% como prometido pela certificação 80 Plus Bronze. Como já explicamos, os testes da 80 Plus são conduzidos a uma temperatura de 23° C, e nós testamos as fontes entre 45° C e 50° C, e a eficiência cai com a temperatura. Outro problema com esta fonte é que ela vem com apenas três conectores de alimentação SATA instalados no mesmo cabo, o que não é suficiente para uma fonte de 600 W. Os níveis de oscilação e ruído, embora dentro da especificação, foram muito altos para consideramos esta fonte como sendo “perfeita”.
A boa notícia é que a regulação de tensão desta fonte foi excelente, com todas as tensões positivas dentro de 3% de seus valores nominais, e a eficiência chegou a atingir 86%.
Com base nessas descobertas, está claro para nós que o fabricante tentou “turbinar” uma fonte de alimentação de 500 W para trabalhar a 600 W. Embora esta fonte realmente consiga fornecer a sua potência rotulada (na verdade, mais do que isso), a capacidade de fornecer a potência rotulada é apenas um dos aspectos que os usuários devem levar em consideração na hora de escolher uma fonte de alimentação.
Esta fonte vai funcionar bem? Sim. Ele representa risco ao computador? Não. Há fontes de alimentação melhores no mercado? Sem dúvida. Recomendar ou não esta fonte dependerá do seu preço. Se você encontrar a AK6-600M custando menos do que produtos concorrentes, ela pode ser uma opção, desde que você não se importe com as suas deficiências.
Respostas recomendadas