Introdução
A Cougar GX é mais uma série de fontes de alimentação com certificação 80 Plus Gold que chega ao mercado. Será que o modelo de 700 W consegue fornecer a eficiência prometida pelo fabricante? Confira.
A Cougar é uma empresa alemã pertencente à HEC/Compucase e, por isso, todas suas fontes são fabricadas pela HEC/Compucase.
Figura 1: Fonte de alimentação Cougar GX 700 W
Figura 2: Fonte de alimentação Cougar GX 700 W
A Cougar GX 700 W mede 18 cm de profundidade e tem uma ventoinha de 140 mm com rolamento de fluido dinâmico em sua parte inferior. O número do modelo, PLA14025S12M, nos leva a acreditar que esta ventoinha é fabricada pela Power Logic, embora a marca “Cougar” esteja impressa nela.
Esta fonte tem circuito PFC ativo, é claro.
A GX 700 W vem com um sistema de cabeamento modular formado por oito conectores: quatro conectores de alimentação vermelhos para placas de vídeo e quatro conectores de alimentação pretos para periféricos e dispositivos SATA. Além disso, quatro cabos estão permanentemente instalados na fonte. Os cabos inclusos são os seguintes:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos (64 cm; permanentemente instalado na fonte)
- Um cabo com um conector EPS12V, dois conectores ATX12V que juntos formam outro conector EPS12V e outro conector ATX12V (62 cm até o primeiro conector e 28 cm entre os conectores; permanentemente instalado na fonte)
- Um cabo com um conector de seis pinos para placas de vídeo (53 cm; permanentemente instalado na fonte)
- Um cabo com um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo (53 cm; permanentemente instalado na fonte)
- Dois cabos com um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo cada (50 cm; sistema de cabeamento modular)
- Um cabo com quatro conectores de alimentação SATA (52 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores; sistema de cabeamento modular)
- Um cabo com três conectores de alimentação SATA e dois conectores de alimentação para periféricos (52 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores; sistema de cabeamento modular)
- Um cabo com dois conectores de alimentação SATA e dois conectores de alimentação para periféricos (52 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores; sistema de cabeamento modular)
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos (52 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores; sistema de cabeamento modular)
- Um adaptador para converter um conector de alimentação para periféricos em um conector de alimentação para a unidade de disquete
Todos os fios são 18 AWG, exceto os fios usados no cabo principal da placa-mãe e os fios usados no cabo com um conector de seis pinos que está permanentemente instalado na fonte, que são mais grossos (16 AWG).
A configuração e o comprimento dos cabos são perfeitos. A fonte de alimentação permite que você tenha até duas placas de vídeo que necessitem de dois conectores de alimentação auxiliares cada, e se você prestar atenção a fonte vem com dois conectores para cabos de alimentação de placas de vídeo sobrando no sistema de cabeamento modular, permitindo a você instalar até três placas de vídeo que necessitem de dois conectores cada, caso você compre os cabos adicionais.
Figura 3: Cabos
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas