Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação FSP Aurum Gold 700


     26.728 visualizações    Energia    3 comentários
Teste da Fonte de Alimentação FSP Aurum Gold 700
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dá uma olhada no primário da FSP Aurum Gold 700. Para uma melhor compreensão do que falaremos aqui sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU1506 instalada em um dissipador de calor individual. Esta ponte suporta até 15 A a 100° C, portanto em teoria você seria capaz de extrair até 1.725 W de uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, essa ponte permitiria que essa fonte fornecesse até 1.380 W sem que ela queimasse. Claro que estamos falando apenas desse componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

FSP Aurum Gold 700
Figura 10: Ponte de retificação

No circuito PFC ativo desta fonte são usados dois transistores MOSFET IPB60R165CP, que são capazes de fornecer até 21 A a 25°C ou até 13 A a 100° C (veja o que a diferença de temperatura faz) em modo contínuo ou até 61 A em modo pulsante a 25°C cada. Esses transistores possuem uma resistência de 165 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.

O capacitor usado para filtrar a saída do circuito PFC ativo é japonês da Rubycon e rotulado a 105° C.

Na seção de chaveamento a FSP decidiu usar um projeto “próprio”, chamado chaveamento direto com reinício com limitação ativa. O transistor chaveador é um IPB60R165CP capaz fornecer até 17 A a 25° C ou até 11 V a 100° C (veja o que a diferença de temperatura faz) em modo contínuo ou até 51 A em modo pulsante a 25°C cada. Esses transistores apresentam um RDS (on) de 290 mΩ. Um segundo transistor (o transistor de reinício) é usado para desligar o transistor chaveador e é controlado a partir do secundário da fonte.

FSP Aurum Gold 700
Figura 11: Transistor chaveador, transistor de reinício e diodo e transistores do PFC ativo

O primário é controlado por um controlador PFC ativo/PWM FSP6600, que é desenvolvido pela FSP ou é um circuito integrado renomeado. Seja qual for o caso, não conseguimos encontrar mais informações sobre ele.

FSP Aurum Gold 700
Figura 12: Controlador PFC ativo/PWM

Vamos agora dá uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Ripple um tanto alto para uma fonte de boa qualidade... e também torço o nariz para esses capacitores CapXon, ainda mais depois das OCZ SxS 500W, OCZ SxS 700W, Zalman APS-360, Zalman APS-460 e Silverstone Strider 500W.

Não acho que ela tenha um precinho tão bom a ponto de ser "inacreditável", ainda mais tento:

Corsair 750AX

- 50W a mais

- uma única linha 12v

- Capacitores sólidos e eletrolíticos japoneses

- Um terço do ripple desta FSP

- Cabeamento modular

- 7 Anos de garantia

- RMA "perfeito" (sequer pedem nota fiscal, aceitam fontes compradas no paraguai, as vezes enviam fontes superiores a aquela que deu defeito)

Preço: U$169 (U$159 com Rebate)

Eu acho muito mais vantagem pagar U$30 a mais pela Corsair 750AX e ganhar maior qualidade, maior garantia e cabeamento modular.

Esse preço "inacreditável", para mim, significa barateamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse preço "inacreditável", para mim, significa barateamento.

Concordo, se fosse carro, essa fonte seria um Hyundai, jamais um Mercedes, a começar pelo nome, "levemente" redundante né?

Só fico imaginando se fosse produto nacional... se chamaria "Aurium Goldison de Ourio Douradio" e o garoto propaganda. seria o "seu Creisson", com venda em todas as lojas do grupo Capivara, kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse só por preço incrível numa fonte certificada 80Plus Gold, o que dizer de uma NZXT de 650W por US$ 119,00?

Ainda poderia citar os mesmos atributos que o colega Jorno citou como capacitores japoneses, única linha de 12V e cabeamento modular...

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817116010

De qualquer forma, legal a apresentação de um produto desconhecido. Quem sabe a FSP não pegue carona no sucesso da Seasonic, vendendo tanto no mercado OEM quanto no varejo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!