

Índice
Índice
- Introdução
- Por Dentro da Seasonic X-Series KM3 650 W
- Estágio de Filtragem de Transientes
- Análise do Primário
- Análise do Secundário
- A Fonte de Alimentação +5VSB
- Distribuição da Potência
- Testes de Carga
- Testes de Regulação de Tensão
- Testes de Oscilação e Ruído
- Testes de Sobrecarga
- Principais Especificações
- Conclusões
Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Seasonic X-Series KM3 650 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.
Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação GBJ1506, que estão conectadas a um dissipador de calor individual. Cada ponte suporta até 15 A a 100° C, o que significa que em teoria você seria capaz de extrair até 3,450 W desta fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, estas pontes permitiriam que a fonte fornecesse até 2.760 W (ou 3.105 W a uma eficiência de 90%) sem que elas se queimassem. Claro que estamos falando apenas desses componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.
Figura 11: Pontes de retificação
O circuito PFC ativo utiliza dois transistores MOSFET IPP60R250CP, cada um suportando até 12 A a 25° C ou 8 A a 100° C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 40 A a 25 ° C em modo pulsante. Estes transistores possuem uma resistência máxima de 250 mΩ quando ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.
Figura 12: O diodo e os transistores do PFC ativo
O circuito PFC ativo é controlado por um circuito integrado NCP1654.
Figura 13: Controlador do PFC ativo
A saída do circuito PFC ativo é filtrada por dois capacitores eletrolíticos japoneses de 220 µF x 420 V da Hitachi, rotulado a 105° C. Estes capacitores estão conectados em paralelo e equivalem a um único capacitor de 440 μF x 420 V.
Figura 14: Capacitor
Na seção de chaveamento, quatro transistores MOSFET IPP50R399CP são empregados usando uma configuração ressonante de ponte completa. Cada transistor suporta até 9 A a 25° C ou 6 A a 100° C em modo contínuo ou até 20 A a 25° C um modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 399 mΩ.
Figura 15: Os transistores chaveadores
Os transistores chaveadores são controlados por um controlador ressonante CM6901, que está fisicamente localizado na mesma placa do circuito impresso em que os transistores de +12 V.
Figura 16: Controlador ressonante
Respostas recomendadas