Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Seasonic X-Series KM3 650 W


     38.633 visualizações    Energia    9 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Seasonic X-Series KM3 650 W
Produto Recomendado

Análise do Secundário

Como era de se esperar em uma fonte de alimentação de alta eficiência, a Seasonic X-Series KM3 650 W usa um projeto síncrono, onde os retificadores Schottky foram substituídos por transistores MOSFET. Além disso, esta fonte também utiliza um projeto DC-DC no seu secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação menores conectadas ao barramento de +12 V principal. Ambos os projetos são usados para aumentar a eficiência da fonte.

A saída de +12 V usa dois transistores MOSFET PSMN2R6-40YS, cada um suportando até 100 A a 100° C em modo contínuo ou até 651 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 3,7 mΩ.

Seasonic X-Series KM3 650w
Figura 17: Um dos transistores de +12 V

Como foi explicado, as saídas de +5 V e de +3,3 V são produzidas por dois conversores DC-DC, que estão localizados na mesma placa do circuito impresso que o sistema de cabeamento modular. Os dois conversores são controlados pelo mesmo controlador PWM (APW7159) e cada saída utiliza três transistores MOSFET BSC0906NS, cada um suportando até 63 A a 25° C ou 50 A a 100° C em modo contínuo ou até 252 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 4,5 mΩ.

Seasonic X-Series KM3 650w
Figura 18: Os conversores DC-DC

Seasonic X-Series KM3 650w
Figura 19: Os conversores DC-DC

As saídas desta fonte de alimentação são monitoradas por um circuito integrado WT7527, que suporta proteções contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP) e sobrecarga de corrente (OCP). Existem quatro canais de proteção contra sobrecarga de corrente: um para a saída +3,3 V, um para a saída +5 V e dois para a saída +12 V. No entanto, o fabricante decidiu utilizar apenas um dos canais de +12 V disponíveis, o que torna esta fonte uma unidade de barramento de +12 V único.

Seasonic X-Series KM3 650w
Figura 20: Circuito de monitoramento

Esta fonte de alimentação usa uma combinação de capacitores sólidos e eletrolíticos no seu secundário. Os capacitores eletrolíticos também são japoneses, da Chemi-Com, rotulados a 105° C, como de costume.

Seasonic X-Series KM3 650w
Figura 21: Capacitores


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gostei do ultimo parágrafo:

Com um preço de US$130 nos EUA, ela é mais cara que outras fontes de alimentação de 650 W no mercado. No entanto, nós acreditamos que a paz de espírito ao usar uma fonte de alimentação impecável vale cada centavo.

uahuahushuahsuahsu :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do cabeamento, cabos slim facilitam bastante a organização e ela parece ser uma boa fonte em ruído. Quanto a qualidade geral, nem preciso falar nada. Ripple e tensão para overclocker fazer festa, excelente construção... Finalmente deram o upgrade que a antiga série X merecia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um excelente teste, porém deveo concordar que é hora de testar algumas fontes de beixo custo vendidadas no mercado brasileiro, pois elém de alertar os consumidores quanto ao uso de um fonte de boa qualidade, fica ainda mais interressante.

Parabens a equipe do Club do hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse o amigo acima, tá ficando até sem graça a bricadeira. Seasonic? Boa? Não. Boa é pouco! Ótima? Sempre! Excelente, maravilhosa, perfeita? Quase sempre!!!:D

Acho que de 2011 para cá as fontes de computador tem atingido um patamar nunca antes visto. Que bom para nós. Só falta agora um detalhezinho: estas Top começarem a chegar ao Brasil, he he he ...:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte maravilhosa. Ótimo teste, obrigado Gabriel e galera do ChH!

Ja nem tem + graca olhar os testes de fontes seasonic, corsair... XP

Pelo contrário, eu adoro estes testes que são verdadeira prova de fogo para fontes top de linha e são referência para minhas compras. Até a Corsair já teve fonte não recomendada pelo CdH por problema técnico, por isso é importante sempre testar novos modelos destes fabricantes para verificar se estão mantendo o padrão de qualidade. Galera do CdH por favor continuem testando muitas e muitas fontes da Seasonic e da Corsair! :D

Excelente fonte,nunca vi voltagens tão precisas,mas tá na hora de voltar a explodir fontes,já está dando saudades de ver fontes da leadership e clone iluminando o mundo.

ahuahuahuahuahua, muito boa essa, acrescente-se a esta lista C3Tech, Cooler Master e Huntkey :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!