

Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada no primário da ST-550P-AG. Para uma melhor compreensão leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte usa uma ponte de retificação GBU1006 em seu primário, que suporta até 10 A a 100°C. Este estágio está mais do que adequado para uma fonte de 550 W. O motivo é que em 115 V esta unidade poderia puxar até 1,150 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência típica de 80%, esta ponte permitiria esta fonte de alimentação entregar até 920 W sem a queima desse componente. É claro que estamos falando especificamente deste componente e o limite real vai depender de todos os demais componentes usados nesta fonte de alimentação.
O circuito PFC ativo usa dois transistores de potência MOSFET SPW16N50C3, cada um suportando 48 A a 25°C em modo pulsante (que é o caso) ou até 16 A a 25°C ou 10 A a 100°C (veja o que a diferença de temperatura faz).
O capacitor eletrolítico usado no circuito PFC ativo é da japonesa Matsushita (Panasonic), o que é excelente. Ele é rotulado a 85°C.
Na seção de chaveamento esta fonte usa dois outros transistores de potência MOSFET SPW16N50C3 na tradicional configuração direta com dois transistores. As especificações desses transistores estão publicadas acima.
Figura 8: Ponte de retificação e transistores chaveadores.
Figura 9: Transistores do PFC ativo e diodo.
O primário é controlado por um controlador PFC ativo/PWM FAN4800 instalado em uma pequena placa de circuito impresso, um concorrente direto do popular circuito integrado CM6800.
Figura 10: Controlador PFC ativo/PWM.
Respostas recomendadas