Introdução
A Seventeam é uma marca extremamente popular no Brasil e hoje nós testaremos o modelo ST-650P-AF deste fabricante. Será que ela é uma boa fonte? Será que ela consegue fornecer sua potência rotulada? Confira.
As séries Seventeam P-AF e Z-AF são internamente idênticas, com a diferença sendo a presença de um sistema de um cabeamento modular na série Z-AF. Portanto apesar de estarmos testando a ST-650P-AF, os resultados também são válidos para a ST-650Z-AF. Ambos os modelos possuem certificação 80 Plus Bronze, o que significa que eles podem oferecer eficiência mínima de 82% em carga leve (20%, isto é, 130 W) e máxima (650 W), e eficiência mínima de 85% ao fornecer metade da potência rotulada (isto é, 325 W). A Seventeam também diz que esta fonte tem capacitores japoneses, apesar de isso não ser totalmente verdade (falaremos mais sobre isto depois).
Os novos modelos da série SilverStone Element (ST65EF, ST75EF e ST85EF) são na verdade fontes Seventeam P-AF. Portanto os resultados deste teste também podem ser usados para avaliar a SilverStone Element ST65EF. É muito importante notar que outros modelos desta série são fabricados pela FSP e não pela Seventeam.
Nós também já testamos o modelo de 750 W da série P-AF, que usa um projeto diferente; portanto o modelo de 750 W não é um modelo de 650 W com componentes mais “parrudos”.
Um detalhe engraçado é que na etiqueta, escrita em inglês de chinês, diz “Breakage Invalid” (“Inválida Quebradura”) em vez de “Warranty Void if Broken” (“Garantia inválida se rompido”), um erro reincidente em produtos da Seventeam.
Figura 1: Fonte de alimentação Seventeam ST-650P-AF.
Figura 2: Fonte de alimentação Seventeam ST-650P-AF.
A ST-650P-AF mede apenas 14 cm de profundidade, sendo menor do que o modelo de 750 W, que mede 16 cm de profundidade. Isto foi conseguido reduzindo o tamanho da ventoinha de 135 mm para 120 mm.
Apenas o cabo principal da placa-mãe é protegido por um acabamento de nylon, que parte de dentro da carcaça da fonte. Os cabos são relativamente longos, medindo 52 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector no cabo, e 14 cm entre conectores nos cabos com mais de um conector. Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada, exceto nos fios de +3,3 V (laranja) no conector principal da placa-mãe, que são mais grossos (16 AWG).
Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 24 pinos (sem opção para conector de 20 pinos).
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V.
- Dois cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de seis/oito pinos cada.
- Dois cabos de alimentação SATA com três conectores cada.
- Um cabo de alimentação para periféricos com três plugues de alimentação padrão e um conector de alimentação para a unidade de disquete.
Esta é praticamente a mesma configuração encontrada na ST-750P-AF. A única diferença é a presença de um cabo adicional contendo três plugues de alimentação para periféricos no modelo de 750 W.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas