Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação XFX PRO 750 W


     74.124 visualizações    Energia    10 comentários
Teste da Fonte de Alimentação XFX PRO 750 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dá uma olhada no primário da XFX PRO 750 W. Para uma melhor compreensão do que falaremos aqui sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação GBU806 conectadas em paralelo, instaladas em um dissipador de calor individual. Cada ponte suporta até 8 A a 100° C, portanto em teoria você seria capaz de extrair até 1.840 W de uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 1.104 W sem que elas queimassem. Claro que estamos falando apenas desses componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação. O modelo de 650 W usa duas pontes de 6 A aqui.

XFX PRO 750 W
Figura 10: Pontes de retificação

No circuito PFC ativo desta fonte são usados dois transistores MOSFET SPP24N60C3, que são capazes de fornecer até 24,3 A a 25°C ou até 15,4 A a 100° C (veja o que a diferença de temperatura faz) em modo contínuo ou até 72,9 A em modo pulsante a 25°C cada. Esses transistores possuem uma resistência de 160 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência. É interessante notar como, de modo a aumentar a capacidade de dissipação térmica desses transistores, o fabricante incluiu uma chapa metálica entre os transistores e o dissipador de calor de alumínio (ver Figura 11). Esses transistores são mais potentes do que os usados no modelo de 650 W.

XFX PRO 750 W
Figura 11: Transistores do PFC ativo

Esta fonte de alimentação usa dois capacitores eletrolíticos para filtrar a saída do circuito PFC ativo. O uso de mais de um capacitor aqui não tem nada a ver com a “qualidade” da fonte de alimentação, como alguns leigos poderiam supor (incluindo pessoas sem conhecimento em eletrônica que fazem testes de fontes de alimentação em outros sites). Em vez de usar um grande capacitor os fabricantes podem optar por usar dois os mais componentes menores que darão a mesma capacitância total, para melhor acomodar os componentes na placa de circuito impresso. A XFX PRO 750 W usa um capacitor de 220 µF x 400 V e um capacitor de 330 x 400 V conectados em paralelo; isto é equivalente a um capacitor de 550 µF x 400 V. Os capacitores são fabricados pela Rubycon, uma empresa japonesa, e são rotulados a 105° C. O modelo de 650 W usa dois capacitores de 220 µF x 400 V aqui.

Na seção de chaveamento, dois transistores de potência MOSFET SPP20N60C3 são usados, instalados na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. Cada um é capaz de fornecer até 20,7 A a 25° C ou até 13,1 V a 100° C (veja o que a diferença de temperatura faz) em modo contínuo ou até 62,1 A em modo pulsante a 25°C cada. Esses transistores apresentam um RDS (on) de 190 mΩ. Esses são os mesmos transistores usados no modelo de 650 W.

XFX PRO 750 W
Figura 12: Um dos transistores chaveadores

O primário é controlado por um controlador PFC ativo/PWM CM6802.

XFX PRO 750 W
Figura 13: Controlador PFC ativo/PWM

Vamos agora dá uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tudo está perfeito na XFX PRO 750W, desde a Sua construção, materiais usados para a mesma e o cuidado de sempre, além do Seu design de tanque de guerra, que é muito legal.

Quanto ao Seu preço, demais de bom.

Faltou pouca coisa para Ela pegar a certificação 80 Plus Silver como a Sua irmã, a XFX 750W Black Edition, mas tudo bem, pois Ela arrebentou assim mesmo.

:D Mais um teste legal! Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que temos mais uma excelente opção no mercado. A XFX ta indo muito bem nesse mercado e tem mostrado um ótimo serviço ofereçendo produtos de qualidade e com preços bastante atrativos. A propósito, a fonte ficou muito bonita :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressão minha ou parece que todas as fontes XFX que até hoje foram testadas no Clube do Hardware receberam o selo "Produto Recomendado"?

Bom sabermos que existem fabricantes que se preocupam com o consumidor colocando produtos de qualidade no mercado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressão minha ou parece que todas as fontes XFX que até hoje foram testadas no Clube do Hardware receberam o selo "Produto Recomendado"?

Bom sabermos que existem fabricantes que se preocupam com o consumidor colocando produtos de qualidade no mercado

Não somente colocar produtos de qualidade no mercado, pois existe empresas cheias de produtos ótimos. São poucas como a XFX, que tem feito boas fontes com bons preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Acabei de comprar uma fonte dessa (P1-750B-NLG9) e tive muitos problemas logo de cara.

De início, a fonte funcionou normalmente, mas após algumas horas de uso ela começou a desligar e daí em diante não parou mais.

Levei o computador varias vezes na loja onde comprei e lá nada acontecia, o problema sumia.

Depois de muitas tentativas e conversas com o pessoal da loja, me convenceram de que o problema era a falta do estabilizador.

Anteriormente eu estava ligando o micro (junto com modem, roteador, telefone sem fio, G27, impressora e até luminária de mesa xD) num módulo isolador de potência desconhecida. xD

Pois bem, convencido a comprar um estabilizador de pelo menos 1000W de potência, trouxe o dito pra casa (BMI PT1000B1P - R$ 220,00) e voilà! O computador ficou ligado por sem reiniciar.

Mas 'peraí' que ainda não acabou: no terceiro dia, durante a tarde, o desliga-liga começou de novo e não parou mais.. ;'( Ficou assim pelo resto do dia.

Hoje, quarto dia, o computador está funcionando normalmente desde cedo.

Não sei mais onde procurar pelo problema. Parece que a tensão na minha casa (já liguei em outras tomadas e sem os penduricalhos) às vezes não atinge o mínimo aceitável.

Só que o "Módulo de Proteção" (nome da caixa do estabilizador) tem um led que que indica tensão alta e outro que indica baixa, mas nenhum deles acusou nada quando a fonte não estava funcionando.

Agora tô sem saber se preciso consertar minha instalação elétrica, trocar a fonte ou jogar esse módulo de proteção fora.. =(

Alguém aí pode dar uma luz pelamordedeus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!