Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação XFX PRO 750 W


     74.136 visualizações    Energia    10 comentários
Teste da Fonte de Alimentação XFX PRO 750 W
Produto Recomendado

Análise do Secundário

Esta fonte usa um projeto DC-DC no secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação separadas conectadas na saída de +12 V. Este projeto é usado para aumentar a eficiência.

A saída de +12 V utiliza cinco retificadores Schottky SBR30A50CT, cada um capaz de aguentar até 30 A (15 A por diodo interno a 110° C, queda de tensão máxima de 0,55 V). Dos 10 diodos disponíveis (dois por retificador), quatro são usados na retificação direta e seis são usados na porção “giro livre” da retificação. O modelo de 650 W usa quatro desses retificadores.

XFX PRO 750 W
Figura 14: Retificadores de +12 V

Como explicamos, as saídas de +5 V e +3,3 V são geradas usando dois conversores DC-DC (ou seja, duas fontes de alimentação chaveadas). Normalmente em fontes de alimentação que utilizam este projeto esses dois conversores são instalados em placas separadas, mas na XFX PRO 750 W eles estão na mesma placa, como você pode ver nas Figuras 15 e 16. Os dois conversores são gerenciados pelo mesmo chip PWM (APW7159), e utilizam sete transistores MOSFET APM2556N, cada um capaz de aguentar até 160 A a 25° C ou 90 A a 100° C com um RDS (on) de apenas 4,5 mΩ. A placa do conversor DC-DC é idêntica à usada no modelo PRO 650 W.

XFX PRO 750 W
Figura 15: O conversor DC-DC das saídas de +5 V e +3,3 V

XFX PRO 750 W
Figura 16: O conversor DC-DC das saídas de +5 V e +3,3 V

O secundário é monitorado por um circuito integrado PS223, responsável pelas proteções da fonte, como sobrecarga de corrente (OCP), sobretensão (OVP), subtensão (UVP) e superaquecimento (OTP). É interessante notar que este chip suporta seis canais OCP (dois para +12 V, um para +5 V e um para +3,3 V), mas o fabricante decidiu configurar a fonte com apenas um barramento de +12 V.

XFX PRO 750 W
Figura 17: Circuito de monitoramento

Todos os capacitores eletrolíticos usados no secundário também são japoneses, da Chemi-Com, e rotulados a 105° C.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tudo está perfeito na XFX PRO 750W, desde a Sua construção, materiais usados para a mesma e o cuidado de sempre, além do Seu design de tanque de guerra, que é muito legal.

Quanto ao Seu preço, demais de bom.

Faltou pouca coisa para Ela pegar a certificação 80 Plus Silver como a Sua irmã, a XFX 750W Black Edition, mas tudo bem, pois Ela arrebentou assim mesmo.

:D Mais um teste legal! Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que temos mais uma excelente opção no mercado. A XFX ta indo muito bem nesse mercado e tem mostrado um ótimo serviço ofereçendo produtos de qualidade e com preços bastante atrativos. A propósito, a fonte ficou muito bonita :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressão minha ou parece que todas as fontes XFX que até hoje foram testadas no Clube do Hardware receberam o selo "Produto Recomendado"?

Bom sabermos que existem fabricantes que se preocupam com o consumidor colocando produtos de qualidade no mercado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressão minha ou parece que todas as fontes XFX que até hoje foram testadas no Clube do Hardware receberam o selo "Produto Recomendado"?

Bom sabermos que existem fabricantes que se preocupam com o consumidor colocando produtos de qualidade no mercado

Não somente colocar produtos de qualidade no mercado, pois existe empresas cheias de produtos ótimos. São poucas como a XFX, que tem feito boas fontes com bons preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Acabei de comprar uma fonte dessa (P1-750B-NLG9) e tive muitos problemas logo de cara.

De início, a fonte funcionou normalmente, mas após algumas horas de uso ela começou a desligar e daí em diante não parou mais.

Levei o computador varias vezes na loja onde comprei e lá nada acontecia, o problema sumia.

Depois de muitas tentativas e conversas com o pessoal da loja, me convenceram de que o problema era a falta do estabilizador.

Anteriormente eu estava ligando o micro (junto com modem, roteador, telefone sem fio, G27, impressora e até luminária de mesa xD) num módulo isolador de potência desconhecida. xD

Pois bem, convencido a comprar um estabilizador de pelo menos 1000W de potência, trouxe o dito pra casa (BMI PT1000B1P - R$ 220,00) e voilà! O computador ficou ligado por sem reiniciar.

Mas 'peraí' que ainda não acabou: no terceiro dia, durante a tarde, o desliga-liga começou de novo e não parou mais.. ;'( Ficou assim pelo resto do dia.

Hoje, quarto dia, o computador está funcionando normalmente desde cedo.

Não sei mais onde procurar pelo problema. Parece que a tensão na minha casa (já liguei em outras tomadas e sem os penduricalhos) às vezes não atinge o mínimo aceitável.

Só que o "Módulo de Proteção" (nome da caixa do estabilizador) tem um led que que indica tensão alta e outro que indica baixa, mas nenhum deles acusou nada quando a fonte não estava funcionando.

Agora tô sem saber se preciso consertar minha instalação elétrica, trocar a fonte ou jogar esse módulo de proteção fora.. =(

Alguém aí pode dar uma luz pelamordedeus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!