Introdução
A nova placa-mãe BE6 da ABIT (http://www.abit.com.tw) é praticamente igual à BX6, só que com uma grande novidade: quatro portas IDE com suporte a discos rígidos Ultra DMA/66 em duas delas.
Dessa forma, com essa placa-mãe podemos ter até oito dispositivos IDE instalados no micro! Para aqueles que ainda não sabem, a estrutura master/slave faz com que o desempenho dos dispositivos caia. Por isso, o recomendado é que cada dispositivo IDE seja instalado como master em uma porta IDE individual.
O problema é que muitos usuários tem mais de dois dispositivos IDE, o que torna obrigatória a utilização dessa estrutura em pelo menos dois dispositivos.
A placa-mãe BE6 acaba com esse problema: você pode ter até quatro dispositivos IDE conectados como master em portas IDE independentes, garantido um desempenho superior, além de evitar problemas com a gravação de CDs-R, que é um problema muito comum encontrado em micros com gravadores IDE onde a estrutura master/slave é utilizada.
Lembrando, é claro, que se você tiver mais de quatro dispositivos IDE, você poderá, então, usar a estrutura master/slave, podendo ter até 8 dispositivos.
Note que somente duas dessas portas são Ultra DMA/66, permitindo que você conecte nessas portas discos rígidos que usem essa tecnologia (discos antigos também podem ser usados nessas portas sem problemas).
Em termos de desempenho, a BE6 é igual à BX6 - ou seja, é uma das placas-mães slot 1 mais rápidas do mercado.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.