Conclusões
A ASRock Fatal1ty X299 Professional Gaming i9 XE é uma placa-mãe realmente topo de linha para sistemas soquete LGA2066. Além dos recursos fornecidos pelo chipset (oito portas SATA-600 e oito portas USB 3.0), que são mais do que suficientes para a maioria dos usuários, ela ainda traz mais duas portas SATA-600 e duas portas USB 3.1 Geração 2, uma delas tipo C.
Ela tem oito soquetes de memória e quatro slots PCI Express 3.0 x16, suportando SLI e CrossFire com até três placas de vídeo, o que também é mais do que a maioria dos usuários necessita. Como extras, ainda traz o mostrador de códigos de erro do POST e o botão Clear CMOS.
Também são destaques a seção de áudio, que usa um codec topo de linha com excelente relação sinal/ruído e vários detalhes visando uma melhor qualidade de áudio, o fato de ela vir com três slots M.2, todos compatíveis com o padrão PCI Express 3.0 x4 e SATA-600, a presença de duas interfaces de rede e uma placa de rede sem fio, além do regulador de tensão de alta qualidade, com componentes topo de linha e um enorme dissipador.
Porém, o seu principal destaque fica por conta da interface de rede de 10 Gbit/s, dez vezes mais rápida do que uma porta Gigabit Ethernet, o que a torna uma excelente escolha para um servidor, desde que sua rede tenha equipamentos compatíveis com o padrão 10G Ethernet, naturalmente.
O único problema da placa-mãe testada é que, como todo produto topo de linha, ela é cara. Na verdade, ela é muito semelhante à ASRock X299 Taichi (a principal diferença é a presença da interface de rede de 10 Gbit/s), que custa bem menos. Mas se você não se importa em gastar um pouco mais para ter uma das placas-mãe mais completas do mercado, ou se realmente precisa da interface de rede de 10 Gbit/s, a ASRock Fatal1ty X299 Professional Gaming i9 XE é uma excelente escolha.
Respostas recomendadas