Introdução
A ASRock X299M Extreme4 é uma placa-mãe microATX para os processadores da plataforma HEDT (high-end desktop) da Intel (processadores série X), baseada no soquete LGA2066. Ela traz dois slots PCI Express 3.0 x16, oito portas SATA-600, dois slots M.2 e quatro soquetes de memória. Vamos ver em que situações esta placa-mãe vale a pena.
Embora a plataforma HEDT atual da Intel (X299, que utiliza soquete LGA2066) tenha sido lançada há mais de dois anos, ela continua firme e forte, com o recente lançamento dos processadores Cascade Lake-X, como o Core i9-10980XE, que é agora o modelo mais topo de linha da plataforma. A grande novidade destes processadores é a significativa queda de preços em relação aos modelos da geração anterior, o que trouxe mais competitividade contra os seus concorrentes diretos da série Ryzen Threadripper, da AMD.
As principais vantagens dessa plataforma HEDT em relação à plataforma principal ("mainstream") são o acesso à memória em quatro canais (a plataforma LGA1151 suporta dois canais), o número de pistas PCI Express controladas pelo processador (até 48 pistas, contra 16 na plataforma principal), além de suportar processadores com maior quantidade de núcleos (atualmente, o processador topo de linha da plataforma principal, o Core i9-9900KS, traz "apenas" oito núcleos, enquanto o Core i9-10980XE traz 18, por exemplo).
Embora a maioria das placas-mãe que já analisamos para esta plataforma sejam modelos topo de linha (como esta), a ASRock X299M Extreme4 vai na direção oposta, mostrando-se uma placa-mãe intermediária, com custo bem mais baixo do que o dos modelos mais completos, mas ainda assim fornecendo suporte a todo o desempenho oferecido pelos processadores disponíveis.
Na Figura 1, podemos ver a placa-mãe ASRock X299M Extreme4. Ela usa o padrão microATX, medindo 244 x 244 mm.
Figura 1: a placa-mãe ASRock X299M Extreme4
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.