Periféricos on-board
O chipset AMD X370 é uma solução de chip único. Ele oferece oito portas SATA-600, suportando RAID (0, 1 e 10). A ROG CROSSHAIR VI EXTREME traz todas estas portas.
As portas SATA são instaladas na borda da placa-mãe e rotacionadas em 90 graus, conforme podemos ver na Figura 6, de forma que não sejam bloqueadas por placas de vídeo.
Figura 6: as seis portas SATA-600 controladas pelo chipset
O chipset AMD X370 suporta seis portas USB 2.0, seis portas USB 3.0 (também chamadas de USB 3.1 Geração 1) e duas portas USB 3.1 Geração 2. Há ainda quatro portas USB 3.0 controladas diretamente pelo processador.
A ASUS ROG CROSSHAIR VI EXTREME oferece cinco portas USB 2.0, quatro no painel traseiro e uma disponível através de um conector localizados na placa-mãe. Ela também oferece dez portas USB 3.0, seis no painel traseiro da placa-mãe e quatro disponíveis através de dois conectores na placa-mãe. Ainda há três portas USB 3.1, duas no painel traseiro (uma tipo A e uma tipo C) e uma em um conector na placa-mãe, todas controladas por um chip ASMedia ASM1142.
A ASUS ROG CROSSHAIR VI EXTREME não suporta portas FireWire nem Thunderbolt.
Segundo o fabricante, um dos destaques desta placa-mãe é o circuito de áudio SupremeFX A1220 (versão customizada do Realtek ALC1220, 7.1+2 canais, relação sinal/ruído de 120 dB para as saídas analógicas e de 113 dB para as entradas analógicas, resolução de 32 bits, taxa de amostragem de 192 kHz) utilizando ainda o codec auxiliar ESS ES9023P para as saídas para fones de ouvido. O chip principal é coberto por uma blindagem, e toda a seção de áudio é fisicamente separada dos outros circuitos. Todos os capacitores desse circuito são do fabricante japonês Nichicon. As saídas de áudio são independentes e folheadas a ouro, e a placa-mãe também vem com saída de áudio SPDIF óptica. Além disso, cada saída de áudio analógica tem um LED interno de cor diferente, para auxiliar na identificação dos conectores.
A Figura 5 mostra a seção de áudio da placa-mãe, com a cobertura plástica removida.
Figura 7: circuito de áudio da placa-mãe
A placa-mãe analisada tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Intel i211AT.
Além disso, ela vem com um módulo ASUS Wi-Fi Go!, que utiliza uma placa de rede sem fio Realtek RTL8822BE, compatível com rede 802.11ac de banda dupla e Bluetooth 4.2.
Figura 8: módulo de rede sem fio
O painel traseiro da placa-mãe vem com o espelho já fixado. Na Figura 6 podemos ver este painel, com botões de atualização de BIOS e "clear CMOS", conectores para antenas Wi-Fi, quatro portas USB 3.0, quatro portas USB 2.0, mais duas portas USB 3.0, uma porta Gigabit Ethernet, duas portas USB 3.1 (uma tipo A e uma tipo C), saída SPDIF e conectores de áudio analógico.
Note que esta placa-mãe não possui saída de vídeo, então se você utilizar uma APUs (que é como a AMD chama seus processadores com vídeo integrado) soquete AM4, não poderá utilizar o vídeo integrado.
Figura 9: painel traseiro da placa-mãe
Respostas recomendadas