Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WI-FI)


     37.523 visualizações    Placas-mãe    7 comentários
Placa-mãe ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WI-FI)
Produto Recomendado

Periféricos on-board

O chipset AMD X570 é uma solução de chip único. Ele oferece até doze portas SATA-600 (dependendo da configuração escolhida pelo fabricante da placa-mãe), suportando RAID (0, 1 e 10). A ROG Crosshair VIII Hero (WI-FI) traz oito destas portas.

As portas SATA são instaladas na borda da placa-mãe, conforme podemos ver na Figura 5, rotacionadas em 90 graus, de forma que não sejam bloqueadas por placas de vídeo.

ROG-CROSSHAIR-VIII-HERO-05.jpg

Figura 5: as oito portas SATA-600 controladas pelo chipset

Segundo a AMD, o chipset AMD X570 suporta quatro portas USB 2.0 e oito portas USB 3.2 Gen 2. Há ainda quatro portas USB 3.2 Gen 2 controladas diretamente pelo processador. Para mais informações sobre os diferentes padrões de portas USB, leia nosso artigo "Tudo o que você precisa saber sobre o padrão USB 3.2".

A ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WI-FI) oferece quatro portas USB 2.0, disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe. Ela também oferece nove portas USB 3.2 Gen 2, oito no painel traseiro da placa-mãe (uma tipo C e sete tipo A) e uma disponível através de um conector na placa-mãe. Quatro desses portas, disponíveis no painel traseiro, são controladas pelo processador e vão trabalhar no padrão USB 3.2 Gen 1 caso seja não seja utilizado um processador Ryzen de terceira geração. Ainda há seis portas USB 3.2 Gen 1, quatro no painel traseiro e duas em um conector na placa-mãe, controladas pelo chipset.

Um dos destaques desta placa-mãe é o circuito de áudio, que utiliza o codec "SupremeFX", que é uma versão personalizada do Realtek ALC1220 (7.1+2 canais, relação sinal-ruído de 120 dB para as saídas analógicas e de 113 dB para as entradas analógicas, resolução de 32 bits, taxa de amostragem de 192 kHz). O codec é coberto por uma blindagem, e toda a seção de áudio é fisicamente separada dos outros circuitos. Todos os capacitores desse circuito são do fabricante japonês Nichicon e há um codec com amplificador operacional ESS ES9023P para a saída de fone de ouvido. As saídas de áudio são independentes e a placa-mãe também vem com saída de áudio SPDIF óptica.

A Figura 6 mostra a seção de áudio da placa-mãe.

ROG-CROSSHAIR-VIII-HERO-06.jpg

Figura 6: circuito de áudio da placa-mãe

A placa-mãe analisada tem duas portas de rede, uma Gigabit Ethernet controlada por um chip Intel I211-AT, e outra no padrão 2.5G Ethernet, com velocidade de 2,5 Gbit/s, controlada por um chip Realtek RTL8125-CG.

Na Figura 8 podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com botão Clear CMOS, botão BIOS Flashback, conectores das antenas da placa de rede sem fio, seis portas USB 3.2 Gen 1 (azuis), oito portas USB 3.2 Gen 2 (sete tipo A, vermelhas, e uma tipo C), duas portas Ethernet (uma 2.5G e uma Gigabit), saída SPDIF e conectores de áudio analógico.

Note que esta placa-mãe não possui saídas de vídeo, então se você instalar um processador com vídeo integrado, não poderá utilizar este recurso.

ROG-CROSSHAIR-VIII-HERO-07.jpg

Figura 7: painel traseiro da placa-mãe


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Ótimo artigo!

 

O problema da plataforma ROG é a inicialização acima de 50 segundos e os travamentos de teclado/mouse na BIOS. Eu tenho uma Crosshair VI Extreme que nem uso porque não é tão boa quanto parece. Prefiro a TUF ou a Prime que são bem mais estáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Tenho uma ROG Strix X570-E há pouco mais de 4 meses e NUNCA tive nenhum desses problemas. Sem falar que antes de comprar pesquisei absurdo e nunca vi ninguém reclamando dessas coisas. 

O boot não demora nem 5 segundos, desde ligar até a tela de login do Windows. Nunca vi mais rápido! (uso um m.2 Samsung evo 970 plus). 

Detalhe... Tudo meu é ROG. Mobo, vga, monitor e até o teclado. Tudo funcionando lindamente, sincronizado por Aura e nada trava.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem não acreditou no meu comentário, aí está as threads no fórum da ASUS com reclamações sobre o tempo de boot na plataforma ROG:

 

https://rog.asus.com/forum/showthread.php?91880-Extremely-Long-Boot-Up
https://rog.asus.com/forum/showthread.php?103878-Hero-VII-Ryzen-2700X-very-slow-boot-time
https://rog.asus.com/forum/showthread.php?113737-Nvme-drive-and-long-(cold)-boot-times
https://rog.asus.com/forum/showthread.php?99764-Extremely-long-boot-time-amp-long-last-BIOS-time

 

Pessoal, tenham um pouco de empatia antes de saírem julgando os outros. Eu não perderia meu tempo falando besteiras nem tampouco mentindo. Não estou aqui para difamar empresa alguma, apenas dei minha opinião sobre o produto que comprei e tenho nota fiscal para provar o que falo.

MCunha71, que bom que o hardware que você comprou está funcionando corretamente, fico feliz por isso, mas saiba que comigo e mais um monte de pessoas a experiência não foi tão positiva e eu espero que você entenda e respeite o meu ponto de vista.

 

20200117_153836.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Shaman93 disse:

É sério isso? Lamentável...

Amigo, se tem interesse na compra pode e se dinheiro não é problema compre sem medo, ignora tal comentário a Hero está anos luz a frente da Tuf e da Prime.. q também são boas placas... entenda q é um eletrônico e que qualquer dos modelos podem apresentar problemas e defeitos .. tive a Hero VI citada pelo cidadão com ryzen 1800x... satisfação completa, agora com um uma Hero VIII Formula com ryzen 3900x .. igualmente satisfeito... !!.. entre boot e inicializacao do windows aproximadamente 10 segundos com um ssd m.2 intel série 6.. 

 

 

3 horas atrás, Shaman93 disse:

É sério isso? Lamentável...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 20/01/2020 às 13:12, Leo_Gomes2020 disse:

Ótimo artigo!

 

O problema da plataforma ROG é a inicialização acima de 50 segundos e os travamentos de teclado/mouse na BIOS. Eu tenho uma Crosshair VI Extreme que nem uso porque não é tão boa quanto parece. Prefiro a TUF ou a Prime que são bem mais estáveis.

 

Qual o mouse e teclado que estão nesse sistema?

Você tem tido POST duplo (o sistema liga, desliga, liga novamente e então inicializa)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai sô!

Certas curiosidades me prendem ao CH, como a de um dia que li um teste de uma fonte bomba e na hora que terminei a leitura a minha fonte  da mesma marca e modelo... prejú de fonte, mb e processador. Isto já tem uns 15 anos... Mas foi abrir o menu iniciar pra deligar o pc e tirar o overclock simplório conseguido depois de "muita tela azul" e ssshhhhhh! Sabe rapidão? Nem fechei o browser! Tava a ponto de puxar o fio da tomada ao fim da matéria :) Mas não deu tempo!

Tive outros pcs depois, o último deles teve o mesmo fim do do meu relatado acima. Mas não sei o que foi desta vez, torrou vrm!

Dai comprei uma mb Asus ROG Crosshair VIII Hero sem wi-fi, e enrolado com o vasto bios achei este teste aqui, e o comentário.

Em 20/01/2020 às 13:12, Visitante disse:

Ótimo artigo!

 

O problema da plataforma ROG é a inicialização acima de 50 segundos e os travamentos de teclado/mouse na BIOS. Eu tenho uma Crosshair VI Extreme que nem uso porque não é tão boa quanto parece. Prefiro a TUF ou a Prime que são bem mais estáveis.

Isto tem um mês já, pouco mais.

Consegui dominar completamente a mb neste meio tempo. Todas configurações foram estudadas, testadas. E claro brinquei um bocado com os clocks do 3800x e da predator 3200. Deixei o processador em clock padrão, pois sobra pra meu uso! As predator 3200 estão rodando definitivamente a 3600 com @ 1800 MHz    18-18-18-36  (CL-RCD-RP-RAS) e basta. Dual boot linux/win10pro, boot super rápido! Em qq SO!

Contudo tive um problema de lentidão no boot com umas configurações inadequadas, reproduzindo o efeito citado pelo colega acima. Mas quando entendi o que eu tinha setado errado tudo voltou ao normal, super rápido! São configurações de boot. Cheguei a pensar que tinha detonado a mb! Dai, pai dos burros na mão reli algumas pesquisas, fiz novas e resolvi a questão!

Boot rápido! Nvme pcie 4.0 rodando no pcie 4.0  muito eficiente com tx de transferência invejável!

Vídeo igualmente no pcie 4.0.

Na outra x570 era tela verde, pcie 4.0 não rolava, tx de transferência baixa, vga travando em tela preta, reiniciando aleatoriamente, som que estoura, ruidos e estalos, geme, capta todos ruídos de mouse, teclado um horror! Virou passado mas rma esta por vir, ai que medo! 

Estou muito satisfeito com a Asus, tendo saído de uma mb x570 super capada, hyper capada(deve estar com defeito, me preparando para longo rma)!

Foi difícil assimilar a mudança porque vim de um FX guloso e mb incendiária com bios bem fraca anteriormente, assim como o tal vrm 8+2 que torrou legal! Deu trabalho pra estudar e entender tudo, mas valeu muito mais a pena!

Fui bem fundo nas pesquisas para nova plataforma e elegi a Asus ROG Crosshair VIII Hero sem wi-fi por vários motivos.

E pela qualidade dos componentes, um gabinete bem ventilado e um monte de firulas devo ficar nesta configuração um bom tempo!

É uma placa-mãe muito boa! Tem muita configuração no setup, pra tudo que possa necessitar! Quem se habilitar vai delirar! MB viciante :)

O áudio dela é um ponto de destaque! VRM outro! Bios? Mais ainda! É um show atrás do outro!

E tenho dito!

:)

DSC_0878.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

APRENDA A MONTAR COMPUTADORES!

montagem2022-capa-peq.jpg

 

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!