

Conclusões
Mesmo fazendo parte da linha TUF, que foca na durabilidade dos componentes do regulador de tensão do processador, a ASUS TUF H310M-PLUS GAMING/BR é uma placa-mãe de entrada, utilizando um chipset básico. Portanto, não é voltada ao uso com processadores mais caros, principalmente os modelos "K", que são desbloqueados para overclock e, portanto, devem ser utilizados com uma placa-mãe baseada no chipset Z370 (ou no futuro chipset Z390).
Porém, se você estiver mais interessado em economizar do que em ter recursos de sobra para expandir seu sistema, ela é uma excelente placa-mãe para processadores como o Core i3-8100, para os novos processadores Pentium Gold da família Coffee Lake, ou mesmo para modelos intermediários como o Core i5-8400.
As principais limitações da ASUS TUF H310M-PLUS GAMING/BR são as mesmas encontradas em outros modelos baseados no chipset H310: apenas dois soquetes de memória, apenas um slot PCI Express 3.0 x16, apenas quatro portas SATA e ausência de portas USB 3.1 geração 2. Mas isto não chega a ser um grande problema, pois a maioria das pessoas não utilizará mais do que quatro unidades de armazenamento SATA, nem mais do que uma placa de vídeo.
Um detalhe que você pode ter de levar em consideração é que o único slot M.2 disponível na placa-mãe é compatível com SSDs SATA e PCI Express 2.0 x4. Assim, se você for utilizar um SSD que utilize barramento PCI Express 3.0 x4, como o Kingston KC1000 ou o Samsung 960 EVO, o SSD terá seu desempenho limitado pela velocidade máxima do slot M.2. Assim, se você for utilizar um desses SSDs de alto desempenho, deve procurar uma placa-mãe que ofereça um slot M.2 compatível com PCI Express 3.0 x4.
De qualquer forma, se você está montando um PC de baixo custo para navegar na Internet e digitar textos, ou mesmo para jogos, baseado em um processador Intel "Coffee Lake", a ASUS TUF H310M-PLUS GAMING/BR é uma ótima opção, pela excelente relação custo/benefício que oferece.
Respostas recomendadas