Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Chaintech ZNF3-150


     62.335 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Placa-Mãe Chaintech ZNF3-150
Produto Recomendado

Alguns Recursos

Antes de mais nada, é bom lembrar que há uma diferença fundamental entre a arquitetura das placas soquete 754 e das placas-mães de outras gerações. O processador Athlon 64 possui integrado o controlador de memória. Em placas-mães para todos os outros processadores, este dispositivo estava no chipset, integrado no circuito ponte norte. Trocando em miúdos, o chipset usado por placas-mães soquete 754 não influi no desempenho no acesso à memória, o que significa que placas-mães soquete 754 devem obter desempenhos muito similares entre si. Veremos em nossos testes se isto realmente ocorre ou não.

Por conta disso, a capacidade máxima de memória e o tipo de memória que a placa-mãe aceita dependem do processador, e não mais do chipset.

Bem, vamos ao que interessa. A ZNF3-150 tem três portas IDE ATA-133 controladas pelo nForce 3 e mais quatro portas Serial ATA, controladas pelo chip SiI3114 da SiliconImage.

Placa-Mãe Chaintech ZNF3-150
Figura 9: Quatro portas Serial ATA e chip SiliconImage SiI3114. Você também pode observar o chip VIA VT6306 (FireWire).

Esta placa-mãe tem rede on-board Gigabit Ethernet, controlada pelo chip Broadcom BCM5788. Já o som on-board é um capítulo a parte. Ele usa o chip VIA Envy24PT, que tem resolução de 24 bits, taxa de amostragem de 96 kHz e oito canais, no formato 7.1 (dois canais frontais, dois intermediários, dois traseiros, canal central de voz e canal de subwoofer). Com isto, é possível usar profissionalmente o som on-board desta placa-mãe, inclusive para criar áudio com qualidade de DVD. Esta placa tem saída SPDIF óptica e tem saídas independentes para todos os 8 canais, através de uma placa adaptadora CNR que acompanha a placa-mãe. A placa vem ainda com a fibra óptica necessária para uso da saída SPDIF.

Placa-Mãe Chaintech ZNF3-150
Figura 10: Placa CNR que acompanha a ZNF3-150: saídas do som on-board e duas portas FireWire.

A ZNF3-150 tem três portas FireWire, controladas pelo chip VIA VT6306. Duas destas portas estão localizadas na placa CNR (ver Figura 10) e a terceira porta está localizada no painel frontal que acompanha a placa, CBox 3. O chipset nForce 3-150 tem seis portas USB 2.0, sendo que nesta placa-mãe são usadas apenas quatro, duas soldadas sobre a placa-mãe e duas no painel frontal CBox 3.

Por falar em painel frontal, ele é o mesmo usado pelas placas-mães 9CJS e 7NJS Ultra, com a diferença de não ter sensor infravermelho, já que a ZNF3-150 não vem com controle remoto, ao contrário do que ocorre com essas duas placas. Este painel frontal tem três opções de cores (bege, prateado e preto), fazendo com que a cor do painel "case" com a cor do seu gabinete. No painel, além de uma porta FireWire e duas USB 2.0, você encontra um display de diagnósticos POST que, após o correto boot da máquina, passa a indicar a temperatura do processador, e um leitor para seis tipos diferentes de cartões de memória (Micro Drive, Compact Flash, Memory Stick, Secure Digital, MultiMedia Card e Smart Media), além de saída para fones de ouvido e entrada para microfone.

Placa-Mãe Chaintech ZNF3-150
Figura 11: Painel frontal CBox3.

O kit vem ainda com um kit de chaves de fendas. São quatro chaves de fendas em uma, que, quando fechadas, fica do tamanho de uma caneta.

Placa-Mãe Chaintech ZNF3-150
Figura 12: Kit de chaves de fenda que acompanha a placa.

Na Figura 13 você verifica o festival de cabos que acompanha esta placa, incluindo a fibra óptica do som on-board.

Placa-Mãe Chaintech ZNF3-150
Figura 13: Cabos que acompanham a ZNF3-150.

Uma novidade do kit da ZNF3-150 sobre o das placas-mães anteriormente lançadas na série Zenith é um tubo contendo pasta térmica de alto desempenho.

Placa-Mãe Chaintech ZNF3-150
Figura 14: Pasta térmica que acompanha a ZNF3-150.

Por fim, vale a pena lembrar que as placas-mães da Chaintech tanto da série Zenith quanto da série Apogee possuem seus conectores traseiros banhados a ouro, o que evita oxidação e mau-contato.

Placa-Mãe Chaintech ZNF3-150
Figura 15: Conectores banhados a ouro da ZNF3-150.

Esta placa vem com dois CDs. Em um CD há os drivers e utilitários da Chaintech, enquanto no segundo CD há um pacote contendo alguns programas de graça: Norton AntiVirus, Photoshop Album SE, ProMagic 6 (programa de restauração de dados) e ImageIt 3 (cria imagem do disco rígido, ao estilo do Norton Ghost e do Drive Image).

Ufa! Quanto recurso! Antes de irmos aos testes dessa placa-mãe, vamos recapitular as suas principais características.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Agora me respondam as seguintes perguntas:

Onde posso encontrar essa placa no Brasil?

Onde encontro um gabinete que tenha um bonito design que sirva para essa placa?

Essa placa mãe serve para este processador?, ou melhor, este processador serve para esta placa mãe?: http://www.umpoukodetudo.com.br/detalhePro..._new.asp?id=731

Quanto (em R$) vocês acham que vai custar?

Esta placa mãe pode ser incluida na categoria Custo x Benefício?

Até mais, e muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!