Ir ao conteúdo
Placa-Mãe DFI PE21
Produto Recomendado

Introdução

DFI PE21 é uma placa-mãe soquete 478 que usa o mais recente chipset da VIA para essa plataforma, o P4X400, que traz suporte ao barramento AGP 8x e memórias DDR333/PC2700 (oficialmente, já que extra-oficialmente suporta o padrão DDR400/PC3200, como o próprio nome do chipset faz supor).

Na realidade existem quatro modelos de PE21: PE21-EC, PE21-EL, PE21-EC/A e PE21-EL/A. O significado dessas siglas é relativamente simples. Os modelos com rede on-board usam a letra L. Esses modelos têm também uma série de LEDs de diagnóstico, como explicaremos adiante, não presentes nos demais modelos. Já os modelos com som on-board de seis canais usam o código /A, sendo que os modelos sem essa sigla têm um som-board de dois canais. O modelo que testamos foi o PE21-EL.

Placa-Mãe DFI PE21
Figura 1: Placa-mãe DFI PE21-EL.

Os LEDs de diagnóstico presentes nos modelos "L" funcionam de maneira similar (porém rudimentar) aos displays de diagnóstico POST. Na Figura 2 vemos esses quatro LEDs em ação (eles na borda da placa).

Placa-Mãe DFI PE21
Figura 2: LEDs de diagnóstico da placa-mãe DFI PE21.

Os modelos "L" têm também rede on-board controlada pelo chip VIA VT6103. Como falamos, o modelo que testamos tem som on-board de dois canais, controlado pela ponte sul do chipset em conjunto com o codec ALC101 da Realtek. Já nos modelos /A, o codec usado é o ALC650 da Realtek. Junto com a placa-mãe vem um adaptador para SPDIF coaxial (a placa não vem com adaptador para SPDIF óptico). Clique aqui caso você não saiba o que é isso.

Placa-Mãe DFI PE21
Figura 3: Adaptador SPDIF coaxial.

A placa-mãe tem ainda seis portas USB 2.0, duas soldadas diretamente sobre a placa, quatro acessadas através de adaptador, que vem com a placa. O adaptador da DFI é o mesmo usado pela Gigabyte GA-8GE667 Pro (mesmo fabricante) e nos impressionou porque traz as quatro portas extras em uma única placa (ver Figura 4), sendo que em outras placas-mães normalmente só temos duas portas por adaptador.

Placa-Mãe DFI PE21
Figura 4: Adaptador USB.

As portas IDE são ATA-133, uma vantagem dos chipsets não-Intel sobre os da Intel atualmente disponíveis. A PE21 tem ainda três soquetes DDR-DIMM, aceitando até 3 GB de memória.

O CD que vem com a placa-mãe é careta, trazendo somente os drivers necessários.

Antes de irmos aos testes, vamos dar uma recapitulada em todos os recursos que essa placa-mãe possui.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!