Introdução
Demos uma olhada na placa-mãe e-max 945GC-M2/1333, fabricada no Brasil pela Flex Industries, voltada a processadores Intel soquete LGA775 e baseada no chipset 945GC. Confira!
Inicialmente o que nos chamou a atenção foi a caixa da placa e alguns detalhes curiosos. O padrão da caixa é o mesmo da ECS P4M800Pro-M, que analisamos há algum tempo e também era fabricada pela Flex (repare na Figura 1 como a tipologia usada na frase "Mainboard" é a mesma usada pela ECS e pela PCChips). Porém nessa caixa vem impressa a marca "e-max", que não conhecíamos. Também não encontramos o site dessa marca.
Figura 1: Caixa da placa.
Na Figura 2 vemos a etiqueta da caixa da placa-mãe, que traz algumas das características da mesma. Porém, nessa etiqueta, há um detalhe "pintado" de preto. Abaixo dessa pintura conseguimos identificar as letras "P17G".
Figura 2: Etiqueta.
Na Figura 3 podemos ver os acessórios que acompanham essa placa-mãe: um cabo SATA com um adaptador de força, um cabo para unidade de disquetes, um cabo ATA/133, o espelho traseiro para o gabinete, um CD com drivers e um guia rápido de instalação.
Figura 3: Conjunto de acessórios.
O manual nos saltou aos olhos com uma capa idêntica aos manuais das placas PC Chips, apenas sem a marca (na verdade sem marca nenhuma). Havia uma etiqueta colada com o nome da placa-mãe, o interessante é que o nome na caixa não é o mesmo da capa do manual. Removemos a etiqueta e lá estava o mesmo nome apagado da caixa: P17G.
Figura 4: Manual sem o adesivo.
O CD de drivers também é idêntico aos CDs que normalmente acompanham as placas-mães da ECS e PCChips (para quem não sabe, a PCChips pertence à ECS).
Com essas informações, pudemos ter certeza de que essa placa é a mesma PCChips P17G/1333. Ou seja, ao que tudo indica a Flex criou essa marca "e-max" para as pessoas não pensarem que estão comprando uma placa-mãe PCChips, devido à má fama desta marca (justiça seja feita, a qualidade das placas PCChips melhorou muito nos últimos anos, mas a má fama continua). Nós já vimos isso ocorrer antes com a marca Phitronics que, a propósito, ficaram extremamente irritados quando desmascaramos que as placas-mães deles eram na verdade da PCChips.
Mas vamos dar uma olhada de perto na placa-mãe propriamente dita.
Respostas recomendadas