Introdução
Esta novíssima placa-mãe da ECS (Elitegroup Computer Systems, http://www.ecs.com.tw) é uma das primeiras placas-mães do mercado a trazer o novo chipset Intel 810E, que é um dos primeiros chipsets a suportar o novo barramento de 133 MHz, usado pelos novos modelos de Pentium III, como é o caso do Pentium III-733.
Seguindo a mesma tendência de outros modelos de placas-mães da ECS, a P6IWT-Me traz tudo quanto é dispositivo on-board: vídeo, áudio e modem. Só que a grande diferença dos componentes on-board dessa placa-mãe para os componentes encontrados em placas de outras marcas e de baixo custo é a qualidade. Os nossos testes apontaram que o vídeo on-board dessa placa-mãe é muito mais rápido do que o obtido por micros com placas de vídeo topo-de-linha.
O áudio on-board usa o chip CMI 8738, que produz áudio 3D com saída para quatro caixas de som, sendo compatível com o padrão Aureal 3D (A3D), que é muito usado por jogos. É bom lembrar que seu modem on-board (56 Kbps V.90) usa o recurso HSP (Host Signal Processing), ou seja, é o processador da máquina que executa a modulação/demodulação de dados e não o modem. Isso pode diminuir o desempenho do micro quando o modem é usado.
Além disso, essa é uma placa-mãe dupla, possuindo tanto o slot 1 quanto o soquete 370. Isso significa que você pode montar um micro usando um processador Celeron soquete 370 e depois fazer um upgrade para um Pentium II ou Pentium III sem a necessidade de trocar a placa-mãe.
Um ponto interessante de ser notado é que essa placa-mãe só tem 3 slots PCI e nenhum ISA. Isso não é nenhuma desvantagem, já que a placa tem vídeo, áudio e modem on-board, não necessitando de muitos slots disponíveis.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.