Desempenho 3D: Quake III
Apesar de um pouco mais antigo, a importância do Quake III vem do fato que o seu motor (engine) é usado em vários jogos muito populares, como o Jedi Knight II e o Medal of Honor, só para citarmos alguns e também por que ele é um jogo extremamente sensível a alterações na configuração de hardware. Usamos este jogo, portanto, para vermos como esta placa-mãe se comporta rodando jogos um pouco mais antigos, porém bastante populares.
Rodamos o demo quatro do Quake III versão 1.32 e anotamos a quantidade de quadros por segundo gerada. Rodamos este teste três vezes em cada placa, e desprezamos os valores de menor e maior desempenho, isto é, dos três valores anotados, aproveitamos o resultado com valor intermediário. Utilizamos a resolução de 1024x768x32 e todas as opções de qualidade de imagem permaneceram em sua configuração padrão.
O vídeo on-board da Foxconn 865G7MC-ES obteve o pior desempenho entre as placas testadas.
Usando uma Geforce 6600 GT de 128MB conectada ao seu slot AGP a Foxconn 865G7MC-ES obteve desempenho similar ao da ECS 865PE-A7 (Intel i865PE), que é uma placa-mãe simples sem vídeo on-board que utiliza um chipset da mesma geração do i865G, utilizado pela placa da Foxconn.
As placas Intel D915 GEVL (Intel i915G) e Foxconn 915A01-P-8EKRS2 (Intel i915P) foram, em média, 5,2% mais rápidas que a placa testada, mas temos que ter em mente que essas placas usam memórias DDR2 e a versão PCI Express da GeForce 6600 GT, que é ligeiramente mais rápida que a versão AGP.
Respostas recomendadas