

Periféricos on-board
O chipset AMD B350 é uma solução de chip único. Ele oferece seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1 e 10). A AB350-Gaming 3 traz estas seis portas.
As portas SATA são instaladas na borda da placa-mãe, conforme podemos ver na Figura 4. Duas delas são rotacionadas em 90 graus, de forma que não sejam bloqueadas por placas de vídeo.
Figura 4: as seis portas SATA-600 controladas pelo chipset
O chipset AMD B350 suporta seis portas USB 2.0, duas portas USB 3.0 (também chamadas de USB 3.1 Geração 1) e duas portas USB 3.1 Geração 2. Há ainda quatro portas USB 3.0 controladas diretamente pelo processador.
A Gigabyte AB350-Gaming 3 oferece cinco portas USB 2.0, uma localizada no painel traseiro (com baixo ruído elétrico, voltada a dispositivos de áudio) e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe. Ela também oferece seis portas USB 3.0, quatro no painel traseiro da placa-mãe (controladas pelo processador) e duas disponíveis através de um conector na placa-mãe (controladas pelo chipset). Ainda há duas portas USB 3.1 no painel traseiro. Todas as portas USB são tipo A.
A Gigabyte AB350-Gaming 3 não suporta portas FireWire nem Thunderbolt.
Esta placa-mãe traz um circuito de áudio topo de linha. Ela utiliza um codec Realtek ALC1220, que fornece áudio 7.1 com relação sinal/ruído de 120 dBA nas saídas analógicas. Infelizmente nós não encontramos mais informações sobre este codec. Toda a seção de áudio é fisicamente separada dos outros circuitos, o que reduz a interferência e ajuda o circuito de áudio a atingir suas relações sinal/ruído nominais. Todos os capacitores desse circuito são modelos específicos para áudio do fabricante Chemicon. As saídas de áudio são independentes e a placa-mãe também vem com saídas de áudio SPDIF óptica.
Há um conector nomeado “SPDIF_O”, onde você pode instalar um adaptador para dispor de uma saída SPDIF coaxial ou conectar um cabo para uma placa de vídeo mais antiga que necessite de uma conexão física para ter áudio em suas saídas HDMI.
Figura 5: circuito de áudio da placa-mãe
A placa-mãe analisada tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Realtek RTL8111G.
Na Figura 6 podemos ver o painel traseiro da placa-mãe com conectores PS/2 para teclado e mouse, duas portas USB 3.0, saída DVI-D, saída HDMI, uma porta USB 2.0 de baixo ruído, duas portas USB 3.1 (vermelhas), mais duas portas USB 3.0, uma porta Gigabit Ethernet, saída SPDIF e conectores de áudio analógico. Note que as saídas de vídeo só são utilizadas no caso de você utilizar um dos futuros processadores soquete AM4 com vídeo integrado.
Figura 6: painel traseiro da placa-mãe
A Gigabyte AB350-Gaming 3 tem um sistema de iluminação por LED em vários pontos da placa-mãe, com cores programáveis. Ela também suporta a instalação de fitas de LED RGB.
Na Figura 7, você pode ver o conjunto simples de acessórios que vem com a Gigabyte AB350-Gaming 3.
Figura 7: Acessórios
Respostas recomendadas