Ir ao conteúdo
Placa-Mãe Gigabyte GA-6OXM7E

Introdução

Após um tempo sem testarmos placas-mães, voltamos com carga total. Resolvemos mudar o nosso procedimento de testes, de forma a gerarmos mais resultados que dêem alguns detalhes que antes não falávamos sobre.

Primeiro, passaremos a testar todas as placas-mães com duas configurações de setup: a configuração default, que vem de fábrica (e que pode ser obtida a qualquer momento através da opção de carregar a configuração default do setup) e a configuração otimizada, obtida manualmente ou através de opção de configuração otimizada, que alguns setups possuem. Esse procedimento tem como objetivo ver o máximo que a placa-mãe pode oferecer de desempenho real. Segundo, passaremos a executar testes de overclock com a placa-mãe, assim será possível avaliar se a placa-mãe testada é ou não boa para esse procedimento. E terceiro, quando testarmos placas-mães com vídeo on-board, continuaremos fazendo também testes de desempenho com esse componente desabilitado e com uma placa de vídeo Diamond Stealth III S540 instalada (antes usávamos a Viper v330, mas os nossos visitantes estavam reclamando que essa placa era antiga e não era mais encontrada no mercado).

Começamos esta nossa nova fase de testes com o teste da Gigabyte GA-60XM7E. Ela se saiu muito bem em nossos testes de desempenho (utilizamos um Celeron-566), mas, em compensação, essa placa-mãe não permite o overclock direto, isto é, modificando o setup ou jumpers na placa. Para fazer overclock com essa placa-mãe é necessário um programa da Gigabyte chamado EasyTune III.

Como características, destacamos o fato dessa placa-mãe ter dois BIOS. Assim, caso o BIOS principal seja apagado acidentalmente ou por um vírus (como o famoso CIH, Chernobyl), é possível recuperar o BIOS sem nenhuma manobra radical. Outro ponto forte é o áudio on-board, gerado pelo chip CT5880 da Creative Labs, o mesmo usado pela placa de som Sound Blaster PCI 128.

Além disso, essa placa-mãe possui seis slots PCI e quatro soquetes DIMM, características que encontramos em placas-mães de alto desempenho, além de um slot AGP, o que permite a instalação de uma placa de vídeo AGP (a maioria das placas-mães com vídeo on-board não possuem slot AGP, impossibilitando a instalação de uma boa placa de vídeo 3D).

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!