Periféricos On-Board
O chipset Intel X79 é uma solução de apenas um chip e também é conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta duas portas SATA-600 e quatro portas SATA-300 (RAID 0, 1, 10 e 5). Além dessas portas, a MSI X79A-GD65 (8D) tem quatro portas SATA-600 controladas por um chip ASMedia ASM1061 (RAID 0 e 1).
As portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe, rotacionadas 90° e, portanto, a instalação de placas de vídeo não as bloquearão. Ver Figura 4. Infelizmente a MSI não usou cores diferentes para diferenciar quais portas SATA-600 são controladas pelo chipset e quais são controladas pelo chip adicional.
Figura 4: Portas SATA-600 controladas por um chip ASMedia ASM1061 (conectores brancos), e portas SATA-300 (conectores pretos) e SATA-600 (conectores brancos) controladas pelo chipset
Embora esta placa-mãe não tenha portas eSATA integradas, ela vem com um adaptador para você converter duas portas SATA em portas eSATA.
O chipset Intel X79 suporta 14 portas USB 2.0, mas infelizmente não traz ainda suporte nativo para portas USB 3.0. A MSI X79A-GD65 (8D) oferece 12 das 14 portas USB 2.0, oito soldadas no painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe. Ela também suporta quatro portas USB 3.0, controladas por dois chips NEC (Renesas) µPD720200. Duas dessas portas estão localizadas no painel traseiro da placa-mãe e as outras duas estão disponíveis através de um conector na placa-mãe, para ser usadas por portas USB 3.0 localizadas no gabinete. A placa vem com um adaptador contendo duas portas USB 3.0, que pode ser usado mesmo que o seu gabinete não tenha portas USB 3.0.
A MSI X79A-GD65 (8D) tem duas portas FireWire, uma soldada no painel traseiro e uma disponível através de um conector na placa-mãe. Essas portas são controladas por um chip VIA VT6315N.
Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC892. As especificações deste chip incluem relação sinal/ruído de 97 dB para as saídas analógicas, relação sinal/ruído de 90 dB para as entradas analógicas, taxa de amostragem de até 192 KHz para as entradas e saídas, e resolução de 24 bits. Nós não entendemos porque a MSI decidiu usar um codec intermediário em uma placa-mãe topo de linha. Eles deveriam ter usado um codec com relação sinal/ruído de pelo menos 100 dB para as saídas analógicas e 97 dB para a entrada analógica. Se você está querendo trabalhar profissionalmente com edição de áudio, você deve procurar por uma placa-mãe que tenha relação sinal/ruído de pelo menos 97 dB para a entrada analógica.
A placa-mãe vem com saídas de áudio analógico independentes, o que significa que você não precisará usar os conectores “line in” ou “mic in” caso instale um conjunto de caixas analógicas de oito canais. A placa tem saídas SPDIF coaxial e óptica, mas não tem conector interno SPDIF.
Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet, controlada pelo chipset usando um chip Intel WG82579V para fazer a interface com a camada física.
Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector PS/2 compartilhado para mouse e teclado, oito portas USB 2.0, botão para limpar o conteúdo da memória CMOS, saídas SPDIF coaxial e óptica, uma porta FireWire, uma porta Gigabit Ethernet, duas portas USB 3.0 e saídas independentes de áudio analógico 7.1.
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe
Respostas recomendadas