Slots
A MSI Z77A-GD65 vem com três slots PCI Express 3.0/2.0 x16 e quatro slots PCI Express 2.0 x1.
Os três slots PCI Express 3.0/2.0 x16 são controlados pelo processador, com o primeiro slot trabalhando a x16 quando apenas uma placa de vídeo for instalada, com os dois primeiros slots trabalhando a x8 quando duas placas de vídeo forem instaladas, e com o primeiro slot trabalhando a x8 e os outros dois slots trabalhando a x4 quando três placas de vídeo são instaladas. Como esses slots são controlados pelo processador, eles oferecerão largura de banda do PCI Express 2.0 (8 GB/s a x16) quando um processador “Sandy Bridge” for instalado, mas a largura de banda do PCI Express 3.0 (16 GB/s a x16) quando um processador “Ivy Bridge” for usado.
É importante entender que na maioria das placas-mãe com três slots PCI Express x16 baseadas no chipset Intel Z77 o terceiro slot x16 é 2.0 e controlado pelo chipset. Como explicado, na MSI Z77A-GD65 o terceiro slot é controlado pelo processador e, portanto, 3.0 quando um processador “Ivy bridge” é usado. No entanto, para que isso seja possível, a velocidade do segundo slot PCI Express x16 é reduzida para x4 quando três placas de vídeo são instaladas.
Atualmente não há qualquer ganho de desempenho em se usar o padrão PCI Express 3.0. Portanto, nós acreditamos que faria mais sentido deixar o terceiro slot PCI Express x16 como 2.0 e controlado pelo chipset, de forma que o segundo slot trabalhasse a x8. Para isso, no entanto, o fabricante teria de cortar o número de slots PCI Express x1, já que o chipset não tem pistas PCI Express x1 suficientes.
Se você quiser instalar uma placa de vídeo de dois slots no terceiro slot PCI Express x16, você precisará de um gabinete com pelo menos oito slots de expansão (normalmente os gabinetes têm sete).
Os slots PCI Express x16 suportam as tecnologias SLI e CrossFireX.
Figura 2: Slots
Respostas recomendadas