Conclusões
A MSI Z77A-GD65 é uma placa-mãe intermediária e é direcionada a usuários que querem um produto com mais recursos do que uma placa-mãe “convencional” pode oferecer. Os recursos extras disponíveis nesta placa-mãe incluem três slots PCI Express x16, duas portas SATA-600 adicionais, uma porta FireWire, saídas SPDIF coaxial e óptica, circuito regulador de tensão topo de linha, codec de áudio de alta qualidade para trabalhar profissionalmente com edição de áudio, dois chips de BIOS e display de diagnóstico do POST.
É importante entender que na maioria das placas-mãe com três slots PCI Express x16 baseadas no chipset Intel Z77 o terceiro slot x16 é 2.0 e controlado pelo chipset. Como explicado, na MSI Z77A-GD65 o terceiro slot é controlado pelo processador e, portanto, 3.0 quando um processador “Ivy bridge” é usado. No entanto, para que isso seja possível, a velocidade do segundo slot PCI Express x16 é reduzida para x4 quando três placas de vídeo são instaladas.
Atualmente não há qualquer ganho de desempenho em se usar o padrão PCI Express 3.0. Portanto, nós acreditamos que faria mais sentido deixar o terceiro slot PCI Express x16 como 2.0 e controlado pelo chipset, de forma que o segundo slot trabalhasse a x8. Para isso, no entanto, o fabricante teria de cortar o número de slots PCI Express x1, já que o chipset não tem pistas PCI Express x1 suficientes.
Esta placa-mãe concorre diretamente com a Gigabyte Z77X-UD3H por ter especificações semelhantes. O modelo da MSI, no entanto, tem um circuito regulador de tensão melhor, duas portas SATA-600 adicionais (a Gigabyte decidiu colocar duas portas eSATA-600 em vez de duas portas SATA-600 adicionais), uma porta FireWire e ajuste do clock base do processador em intervalos de 0,01 MHz (10 KHz). Por outro lado, o modelo da Gigabyte tem um slot mSATA, que pode ser útil caso você queira instalar uma unidade SSD baseada neste padrão, e oito portas USB 3.0, mesmo que elas não sejam portas USB 3.0 “reais”: a placa-mãe usa dois chips hubs para expandir as quatro portas USB 3.0 “reais” em oito. Ambas utilizam codecs de áudio de alta qualidade, embora de fabricantes diferentes. Portanto, a escolha dependerá de sua preferência pessoal.
Claro, se você não precisa de todos os recursos extras disponíveis nesta placa-mãe, você pode optar por um produto mais em conta.
Respostas recomendadas