Ir ao conteúdo
Placa-Mãe PCChips M930LR

Introdução

A PCChips (http://www.pcchips.com) todo mundo conhece. Desde os tempos pré-históricos é a marca mais vendida de placas-mães no mundo todo. Ela conseguiu isso produzindo as placas-mães mais baratas do mercado. E isso não é coisa nova. A PCChips é líder do mercado de placas-mães desde a época dos 386s. É tempo para burro.

A marca mais vendida e mais barata não significa a melhor. Longe disso, e todos os técnicos, usuários entusiastas e a própria PCChips estão carecas de saber disso.

Algumas placas-mães da PCChips que testamos no passado chegaram a ter bom desempenho. Mas a M930 mostrou ser uma bomba. No mal sentido mesmo. Todos sabem que somos imparciais. Mas foi difícil não falarmos mal dessa placa-mãe. Ela apresentou o pior desempenho de todas as placas-mães que já testamos até hoje. A diferença de desempenho dessa placa-mãe para as placas-mães topo de linha chegou em alguns testes a absurdos 45%.

E não adianta tentar colocar a culpa no chipset, o SiS 645, já que a ASUS P4S333 também usa o mesmo chipset e, ao contrário da M930, obteve um dos melhores resultados em nossos testes entre placas-mães soquete 478. O seja, a culpa é da placa-mãe mesmo.

Nosso conselho é claro: fuja dessa placa-mãe. A única vantagem que essa placa-mãe tem sobre as concorrentes é o preço, muito mais barato. Mas acreditamos que isso não justifique um desempenho 40% inferior a uma placa-mãe de qualidade. Em outras palavras: do que adianta comprar um Pentium 4 de 2 GHz, um dos processadores mais caros do mercado, e colocá-lo para rodar em uma placa-mãe dessas, que apresentará um desempenho sofrível? Nos parece muito mais inteligente comprar um Pentium 4 mais barato (de clock menor) e usar a diferença de preço para escolher uma placa-mãe de melhor qualidade. Com certeza o desempenho do micro será melhor.

Mas vamos a nossa análise propriamente dita. Além do preço, essa placa-mãe tem como vantagem em relação à maioria das placas-mães para Pentium 4 o fato de usar uma fonte ATX comum e não uma fonte ATX12V ("fonte para Pentium 4"). Com isso, um micro montado com essa placa-mãe será mais barato também por conta do custo do gabinete e da fonte de alimentação, que são mais baratos.

A grande característica de hardware dessa placa-mãe é aceitar tanto memória SDRAM quanto memória DDR-SDRAM. Note, no entanto, que só é possível usar um ou outro tipo de memória, não os dois tipos ao mesmo tempo. Na Figura 1 nós vemos o detalhe dos soquetes de memória dessa placa-mãe. Lembrando que o chipset SiS 645 aceita memórias DDR333/PC2700.

Placa-Mãe PCChips M930LR
Figura 1: Soquetes de memória da PCChips M930.

Se você quiser obter um desempenho um pouco melhor com essa placa-mãe, use memória DDR-SDRAM. O desempenho dessa placa-mãe com memória SDRAM foi sofrível, como você verá nos resultados de nossos testes.

Essa placa-mãe traz, além de áudio on-board, rede on-board.

Por fim, não conseguimos configurar overclock com essa placa-mãe, já que ela não possui ajuste para a configuração de overclock nem através do setup nem através de jumpers.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!