Introdução
ECS P35T-A é uma placa-mãe baseada no mais novo chipset da Intel, o P35, e dentre suas características podemos destacar uma porta eSATA, seis portas SATA-300 e dois slots PCI Express x16. Vamos dar uma olhada nas características e no desempenho deste novo lançamento da ECS.
Figura 1: Placa-mãe ECS P35T-A.
O Intel P35 sucede o chipset Intel P965, tendo como foco principal as placas-mães intermediárias. A diferença entre esses dois chipsets é o suporte às memórias DDR3 e o novo barramento de 1.333 MHz, características estas presentes no P35 mas não no P965. Note que o suporte às memórias DDR3 não significa que todas as placas-mães com o chipset P35 aceitarão memórias DDR3: como os soquetes DDR2 e DDR3 são diferentes, fica a critério do fabricante decidir se a placa-mãe vai aceitar ou não esse tipo de memória. Este é o caso da P35T-A: ela tem somente soquetes DDR2.
Nós achamos que esta foi uma decisão inteligente. As memórias DDR3 ainda não são encontradas facilmente, seu ganho de desempenho é questionável e quando a placa-mãe tem tanto soquetes de memórias DDR2 quanto DDR3 a capacidade de memória máxima é cortada pela metade, já que você tem apenas dois soquetes de memória disponíveis. Dessa forma, caso você queira adicionar mais memória no futuro terá que substituir seus módulos de memória antigos – ou seja, se você tem dois módulos de 512 MB perfazendo um total de 1 GB e você quer ter um total de 2 GB em seu micro, você precisará comprar dois módulos de 1 GB e remover os módulos antigos; você não poderá simplesmente adicionar dois módulos de 512 MB.
Uma outra diferença entre o P35 e o P965 é o chip ponte sul. O Intel P965 usa o chip ICH8, enquanto que o P35 usa o novo chip ICH9. A diferença entre os dois é muito pequena, com o ICH9 suportando 12 portas USB 2.0 em vez de 10. A variante ICH9R suporta RAID, seis portas SATA-300 (o ICH9 original suporta apenas quatro), suporte ao Viiv (isto é, suporte à tecnologia Quick Resume, que permite ao PC imitar o comportamento de televisores: pressionando o botão power localizado no controle remoto a tela, o som, o teclado e o mouse são desligados) e a nova tecnologia “Intel Turbo Memory”, nome comercial da Tecnologia Robson, que é uma tecnologia de cache de disco usando memórias flash, disponível através da instalação de uma placa PCI Express x1. Clique aqui para mais detalhes sobre esta tecnologia. Já a versão ICH9DH (Digital Home) tem as mesmas especificações do ICH9R mas sem RAID, sendo este o modelo usado na ECS P35T-A. E a versão ICH9DO (Digital Office) tem as mesmas especificações do ICH9R mas sem suporte ao Viiv – isto é, sem suporte à tecnologia Quick Resume.
A ECS P35T-A usa o chip ICH9DH, que controla as seis portas SATA-300 disponíveis nesta placa-mãe, sem RAID. A porta eSATA e a porta ATA-133 são controladas pelo chip JMicron JMB361.
Esta placa-mãe tem dois slots PCI Express x16. Eles não suportam o modo SLI, já que este modo é uma característica encontrada apenas nos chipsets da NVIDIA, porém eles suportam o CrossFire. O slot PCI Express x16 principal, que é laranja, trabalha a x16, mas o segundo slot PCI Express x16, que é azul, trabalha apenas a x4. Portanto, apesar de esta placa-mãe ter dois slots PCI Express x16 ela não é a plataforma ideal para uma configuração CrossFire. Nós vemos o segundo slot PCI Express x16 mais como uma maneira para você expandir o número máximo de monitores independentes que você pode instalar em seu micro.
Esta placa-mãe tem ainda dois slots PCI Express x1 e dois slots PCI convencionais, como você pode ver na Figura 1.
Respostas recomendadas