

Conclusões
Notebooks "gamer" sempre foram um ponto muito polêmico: muitas pessoas gostam, e tantas outras não têm interesse. Um dos principais argumentos é que esse tipo de notebook é caro. Obviamente, o Aspire VX 15 é bem mais caro do que um notebook de entrada. Porém, ao fazermos um levantamento do valor que se gastaria para montar um computador de mesa com uma configuração semelhante à dele (processador Core i7, 16 GiB de RAM, placa de vídeo GeForce GTX 1050 Ti, monitor Full HD, gabinete e fonte de boa qualidade, etc.), constatamos que um computador de mesa com configuração semelhante é mais caro do que este notebook. Assim, um notebook gamer como o Aspire VX 15 é uma boa solução para quem quer uma máquina para jogar, mas tem problemas de espaço e/ou precisa de mobilidade.
Obviamente, há alguns pontos que pesam contra um notebook "gamer". O primeiro é o tamanho da tela, mas isso é facilmente resolvido utilizando-se um monitor externo (ou mesmo uma TV LCD). O segundo ponto, este sim sem solução, está na dificuldade de atualização. Em um computador de mesa, você pode tranquilamente trocar a placa de vídeo ou o processador, instalar mais memória, mais um disco rígido ou SSD, etc. Já em um notebook (e neste modelo especificamente) não há como trocar processador nem placa de vídeo.
O que tem a ver com o maior problema que encontramos no Aspire VX 15, pelo menos nas configurações encontradas no Brasil: o uso de um disco rígido convencional, e não de um SSD. Para quem está acostumando a utilizar um computador que tem um SSD como unidade principal, um computador que utiliza disco rígido dá uma sensação de lentidão, principalmente na hora de carregar o sistema operacional e de abrir programas e jogos. Entre os modelos disponíveis nos EUA, quase todos já vêm com SSD, e não com disco rígido.
Assim, nossa recomendação é que, se você adquirir um Aspire VX 15 no Brasil, instale um SSD de 120 ou 240 GiB no slot M.2, e transfira o sistema operacional para o SSD, utilizando o disco rígido de 1 TB que vem no notebook como unidade secundária, ou substitua o disco rígido por um SSD de 2,5 polegadas. É quase inexplicável que um notebook com especificações tão boas já não venha com um SSD.
Outro problema diz respeito ao suporte: na página brasileira da Acer, não há menção ao Aspire VX 15, embora ele seja um modelo oficialmente distribuído no Brasil. Já na página norte-americana, o Aspire VX 15 existe, mas não consta o modelo vendido no Brasil. Faltou um pouco de cuidado da Acer em relação ao suporte ao usuário brasileiro.
Pontos fortes
- Excelente desempenho em jogos e em uso geral
- Tela Full HD antirreflexiva
- Som de ótima qualidade (para um notebook)
- Duração de bateria razoável
- Não há lacre de garantia impedindo a abertura do aparelho
- Oferece um soquete M.2 interno para SSD
- Teclado retroiluminado
Pontos fracos
- Impossível atualizar processador e placa de vídeo
- Deveria já vir com um SSD como unidade primária
- O modelo testado não existe na página da Acer
Respostas recomendadas