Conclusões
Notebooks voltados para jogos nunca são baratos, finos ou leves. Por isso, o Acer Predator Helios 300 (G3-572-75L9) é um modelo muito interessante, pois alia um processador poderoso (para um modelo voltado a notebooks), uma placa de vídeo com especificações semelhantes às do modelo para computadores de mesa, tamanho e peso não muito distantes de um notebook básico e um preço razoável (para um notebook voltado para jogos). Ele é um modelo superior ao Aspire VX 15 (que testamos ano passado) por trazer uma placa de vídeo mais potente, mesmo trazendo o mesmo processador.
Em nossos testes, o notebook saiu-se muito bem, conseguindo rodar os jogos testados com uma ótima taxa de quadros. Note que a comparação com o computador de mesa que utilizamos é apenas um parâmetro, já que utilizamos o processador mais rápido do mercado atualmente para jogos.
O grande "problema" do Predator Helios 300 é a presença de apenas um disco rígido, em sua configuração original. Embora de grande capacidade, trata-se de um modelo de baixo desempenho. Isso gera uma sensação de lentidão enorme para quem já está acostumado a utilizar um PC com um SSD como unidade principal.
A boa notícia é que este é um problema relativamente fácil de solucionar: basta instalar um SSD formato M.2 no notebook e transferir o sistema operacional para ele (ou fazer uma nova instalação), mantendo o disco rígido de 2 TB como unidade secundária. Infelizmente, para efetuar esta instalação, você deverá desmontar o painel inferior do notebook, já que não há uma tampa individual para acesso ao slot M.2 interno do computador.
Em nossa opinião, um notebook desta faixa de preço já deveria vir com um SSD instalado: assim, você poderia aproveitar um computador com ótimo desempenho diretamente ao tirá-lo da caixa, sem precisar mexer em sua configuração. Outra opção seria o notebook vir, de fábrica, com uma memória Optane de 32 GiB já instalada e configurada, pois isso eliminaria a sensação de lentidão no boot e na carga dos programas mais utilizados. Ambas as opções teriam um impacto relativamente baixo no preço (já salgado) do equipamento.
Em resumo, o Acer Predator Helios 300 é um ótimo notebook para jogos, com desempenho suficiente para rodar os jogos mais "pesados" com qualidade gráfica "no talo". Porém, ao adquiri-lo, você vai precisar instalar um SSD em seu slot M.2 e transferir o sistema operacional para esta unidade.
Pontos fortes
- Placa de vídeo de excelente desempenho
- Processador potente
- Duração de bateria razoável
- Não há lacre de garantia impedindo a abertura do aparelho
- Oferece um soquete M.2 interno para SSD
- Teclado retroiluminado
- Boa qualidade de som
Pontos fracos
- Deveria vir com um SSD como unidade primária
- Não há tampa de acesso ao slot M.2 interno
- O site do produto não traz as especificações do notebook
- Poderia vir com dois módulos de 8 GiB, e não um de 16 GiB, para aproveitar o recurso de canal duplo
- A tela é bastante reflexiva
- Superfícies da tampa e ao redor do teclado ficam facilmente com marcas de dedos
Respostas recomendadas