Testes de desempenho
3DMark
O 3DMark é um programa com um conjunto de testes de desempenho que criam cenários e simulações de jogos 3D. O teste Time Spy mede o desempenho em DirecX 12, o teste Fire Strike mede o desempenho DirectX 11 e é voltado a computadores topo de linha para jogos, enquanto o teste Sky Diver também mede desempenho DirectX 11, mas é voltado a computadores intermediários. Finalmente, o teste Cloud Gate mede o desempenho em DirectX 10.
No teste Time Spy, o Predator Helios 300 foi 11% mais lento do que o computador de mesa utilizado.
No teste Fire Strike, o Predator Helios 300 foi 9% mais lento do que o computador de mesa utilizado.
No teste Sky Diver, o Predator Helios 300 foi 28% mais lento do que o computador de mesa utilizado.
No teste Cloud Gate, o Predator Helios 300 foi 34% mais lento do que o computador de mesa utilizado.
Cinebench R15
O Cinebench R15 é baseado no software Cinema 4D. Ele é muito útil para medir o ganho de desempenho obtido pela presença de vários núcleos de processamento ao renderizar imagens 3D pesadas. Renderização é uma área onde ter um maior número de núcleos de processamento ajuda bastante, pois normalmente esse tipo de software reconhece vários processadores (o Cinebench R15, por exemplo, reconhece e utiliza até 256 núcleos de processamento).
Já que estamos interessados em medir o desempenho de renderização, rodamos o teste CPU, que renderiza uma imagem “pesada” utilizando todos os processadores ou “núcleos” – tanto reais quanto virtuais – para acelerar o processo. O resultado é dado como uma pontuação.
No Cinebench R15, o Predator Helios 300 foi 48% mais lento do que o computador de mesa utilizado.
CPU-Z
O famoso programa de identificação de hardware CPU-Z vem com uma ferramenta simples de medição de desempenho, utilizando apenas um núcleo e também todos os núcleos disponíveis. Note que os resultados foram todos obtidos com a mesma versão do programa (1.86), já que não é possível comparar resultados obtidos com versões diferentes.
No teste que mede o desempenho de apenas um núcleo, o Predator Helios 300 foi 23% mais lento do que o computador de mesa utilizado.
Já no teste que utiliza todos os núcleos disponíveis, o Predator Helios 300 foi 49% mais lento do que o computador de mesa utilizado.
Counter-Strike: Global Offensive
O Counter-Strike: Global Offensive (ou simplesmente CS:GO) é um FPS bastante popular, lançado em Agosto de 2012, que utiliza o motor Source, sendo compatível com DirectX 9. Testatos o desempenho jogando no mapa "Inferno" contra bots, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “alta”.
Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).
Neste jogo, comparando a taxa de quadros média, o Predator Helios 300 foi 48% mais lento do que o computador de mesa utilizado.
Grand Theft Auto V
O Grand Theft Auto V, ou simplesmente GTA V, é um jogo de ação em mundo aberto lançado para PC em abril de 2015, utilizando o motor RAGE. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo três vezes, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS sempre no mesmo ponto (parte em que a câmera acompanha o voo do avião). Rodamos o jogo em Full HD, com todas as opções de qualidade de imagem em “alta” e MSAA desligada.
Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo e são a média aritmética dos três resultados coletados.
No GTA V, o Predator Helios 300 foi 38% mais lento do que o computador de mesa utilizado.
Respostas recomendadas