Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do processador Ryzen 9 3950X


     70.591 visualizações    Processadores    2 comentários
Teste do processador Ryzen 9 3950X
Produto Recomendado

Overclock, aquecimento e consumo

Como todos os processadores Ryzen, o 3950X tem multiplicador de clock destravado, significando que é possível fazer overclock nele modificando apenas o seu multiplicador de clock.

Em primeiro lugar, é preciso prestar atenção na forma como o clock deste processador funciona. Seu clock base é de 3,5 GHz, seu clock turbo máximo é de 4,7 GHz. Este clock de 4,7 GHz é alcançado apenas quando há só um núcleo ativo, além de diversos outros fatores que devem estar dentro das condições ideais. Fizemos alguns testes e vimos que, com as 32 threads em uso, o processador estabilizava a 4,150 GHz. Na configuração original (sem overclock), no teste no Blender, a temperatura do encapsulamento chegou a 67 graus Celsius, com temperatura ambiente de 23 graus Celsius e utilizando um sistema de refrigeração líquido de entrada. O consumo, segundo o HWMonitor, ficou em torno de 122 W.

Em nossos testes de overclock, conseguimos atingir com estabilidade o clock de 4,250 GHz (100 MHz x 42,5) em todos os núcleos, com as tensões padrão. Acima disso, o Blender sofria algum erro e não completava o teste. Assim, nossa conclusão é que o Ryzen 9 3950X já é bem otimizado para utilizar o máximo de desempenho, de forma que um overclock simples vai trazer muito pouco ganho real de desempenho. Este procedimento só pode valer a pena se você tiver um sistema (fonte de alimentação, cooler e placa-mãe) de alta qualidade e voltados para overclock, bem como conhecimento e tempo disponível para fazer todos os ajustes finos necessários para alcançar um resultado significativo.

De qualquer forma, lembre-se que a capacidade de overclock de um processador depende da placa-mãe, do sistema de refrigeração, e também da sorte, pois dois processadores de mesmo modelo podem alcançar diferentes taxas de clock máximas.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Justamente o ponto que muitos não levam em consideração , ou seja o multiprocessamento , eu via debates calorosos em foruns sobre se o 9900ks da INTEL ser melhor ou não que o 3900x da AMD em games . De fato o 9900 faz mais FPS do que o 3900 , mas se apenas o game tiver rodando sozinho . Pro pessoal que gosta de jogar fazendo tramsmisão ou com outras coisas abertas ao mesmo tempo , com certeza os processadores da AMD aguentam bem mais o multiprocessamento do que os equivalentes intel que perdem muitos FPS .

 

Com relação ao teste do 3950x , acredito que a melhor forma de se extrair todo o potencial dele ou de qualquer outro processador AMD atual é investir em um otimo sistema de refrigeração . São extremamente sensiveis à temperatura , qualquer coisa acima de 70 Cº leva a uma degradação consideravel do desempenho , acima de 80 Cº então é praticamente 30% de perda . O sistema de refrigeração eficiente pesa mais do que qualquer tentativa de obter desempenho extra através de ajustes de tensão ou de frequencia nesses processadores da AMD .

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!