

Conclusões
O Zalman CNPS9900 NT saiu-se muito bem em nossos testes. Seu desempenho foi equivalente ao dos melhores coolers que já testamos.
Um detalhe intrigante foi o fato de que, apesar de sua ventoinha ter controle PWM, esse controle não funcionou, e a ventoinha ficou sempre na velocidade mínima. Por isso ao fazermos o teste com o processador em plena carga tivemos que ligar a ventoinha a um dos conectores para ventoinhas da placa-mãe, que ignora o pino PWM. Somente desta forma ela funcionou em velocidade máxima. Isso pode ter dado uma pequena vantagem ao 9900 NT nesse teste em relação a outros coolers onde a ventoinha não chegou a alcançar velocidade máxima. Quanto à causa desse problema, se é defeito no exemplar que testamos ou uma incompatibilidade com nossa placa-mãe, não conseguimos descobrir.
De qualquer forma, além do ótimo desempenho, o CNPS9900 NT tem um visual incrível, fugindo da mesmice dos coolers em formato de torre. Ele com certeza chamará muita atenção em uma "lan party", se o seu computador tiver uma janela lateral transparente. O brilho em verde da ventoinha, apesar de fraco, também é um diferencial.
A instalação foi trabalhosa mas não excepcionalmente. Ele exige que você remova a placa-mãe do gabinete, mesmo que ele tenha acesso ao lado da solda da placa-mãe, pois você precisa segurar o cooler exatamente no lugar enquanto aparafusa o suporte à placa-mãe e essa tarefa torna-se muito difícil dentro do gabinete.
Seu preço não é baixo, mas está dentro da média do mercado para coolers topo de linha.
Por todas essas características, o Zalman CNPS9900 NT merece o selo de Produto Recomendado do Clube do Hardware.
Respostas recomendadas