

Introdução
A GeForce 8600 GT é uma placa de vídeo intermediária dentro da nova família GeForce 8 da NVIDIA. Normalmente este tipo de modelo é aquele que oferece a melhor relação custo/benefício para a maioria dos usuários. Será que isto é verdade para este novo lançamento da MSI? Isto é uma das coisas que iremos descobrir nesse teste. Além disso, este modelo da MSI, NX8600GT-T2D256E OC, vem com overclock de fábrica, o que significa que seu desempenho será maior do que o da GeForce 8600 GT padrão. Confira.
Figura 1: MSI GeForce 8600 GT com overclock de fábrica.
A principal diferença entre as famílias GeForce 8 e GeForce 7 é a adoção do DirectX 10 na família GeForce 8. Isto significa que ela suporta a próxima geração de jogos que serão lançados este ano. Isto também significa que em vez de usar unidades de sombreamento separadas para cada tipo de processamento (pixel, vértice, física e geometria) as placas de vídeo desta família usam uma arquitetura de sombreamento unificada, onde os motores de sombreamento podem processar qualquer uma dessas tarefas. Em nosso artigo Arquitetura da Série GeForce 8 você pode encontrar informações mais detalhadas sobre este assunto.
A AMD já anunciou sua família ATI Radeon HD 2000 – que também suporta o DirectX 10 e usa arquitetura de sombreamento unificada –, mas produtos intermediários só serão lançados no final de junho, isto é, daqui a um mês. Com isso as placas de vídeo intermediárias da família GeForce 8, como a GeForce 8600 GT, ficam sem concorrentes diretos.
Nós podemos encontrar este modelo da MSI custando cerca de US$ 150 nos EUA. Nesta faixa de preço temos a ATI Radeon X1650 XT competindo com a GeForce 8600 GT.
A GeForce 8600 GT padrão trabalha a 540 MHz e acessa seus 256 MB de memória GDDR3 a 1,4 GHz (700 MHz transferindo dois dados por pulso de clock) através de uma interface de 128 bits, o que resulta em uma taxa de transferência máxima teórica de 22,4 GB/s.
Este modelo da MSI vem com overclock de fábrica, com o chip gráfico trabalhando a 580 MHz e acessando sua memória a 1,6 GHz, o que resulta em uma taxa de transferência máxima teórica da memória de 25,6 GB/s. Portanto o chip gráfico desta placa de vídeo roda com clock 7,40% acima do padrão e acessa sua memória 14,28% acima do modelo padrão.
Além disso, se você instalar os drivers que vêm com esta placa de vídeo você terá acesso ao D.O.T ou Dynamic Overclocking Technology (Tecnologia de Overclock Dinâmico), onde você pode fazer overclock em sua placa de vídeo simplesmente marcando uma opção nas propriedades de vídeo.
Dessa forma essa placa de vídeo é voltada para usuários que querem uma placa com overclock para obterem o maior desempenho possível, mas não querem perder tempo fazendo o overclock por conta própria.
A GeForce 8600 GT apenas 32 processadores de sombreamento trabalhando a 1,18 GHz, o dobro de processadores da GeForce 8500 GT.
Para uma comparação completa entre a GeForce 8600 GT e outros chips da NVIDIA leia nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips NVIDIA”, ao passo que em nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips ATI” você pode comparar esta placa de vídeo com seus concorrentes fabricados pela ATI/AMD.
Nas Figuras 2 e 3 você ver a placa de vídeo da MSI que testamos.
Figura 2: MSI GeForce 8600 GT com overclock de fábrica.
Figura 3: MSI GeForce 8600 GT com overclock de fábrica, vista traseira.
Respostas recomendadas