

A PCYES HammerX Radeon R9 380 - parte 2
A Figura 7 mostra a HammerX Radeon R9 380 com o cooler principal removido. Trata-se de grande cooler com base de cobre, cinco heatpipes (três de 6 mm e dois de 8 mm) e duas ventoinhas de 90 mm. Além do cooler principal, há ainda um dissipador sobre os transistores do regulador de tensão. Os chips de memória não tocam o cooler.
Figura 7: a HammerX Radeon R9 380 com o cooler removido
Na Figura 8 podemos ver a HammerX Radeon R7 380 com o dissipador do regulador de tensão removidos. Note também que há oito chips de memória.
Figura 8: HammerX Radeon R9 380 sem os dissipadores
Na Figura 9 podemos ver o chip “Tonga”, fabricado com tecnologia de 28 nm.
Figura 9: chip Tonga
A Figura 9 mostra um dos chips de memória presentes na HammerX Radeon R9 380. Trata-se de um chip SKhynix H5GC4H24AJR-T2C, com capacidade de 4 Gib (512 MiB) e clock máximo de 2,5 GHz (clock efetivo de 5,0 GHz). Note que a memória de vídeo já está rodando acima de seu clock nominal, ou seja, em overclock.
Figura 10: chip de memória
A Figura 10 mostra o regulador de tensão de cinco fases da HammerX Radeon R9 380.
Figura 11: circuito regulador de tensão
Respostas recomendadas