
O Mito do Conserto e o Mito da Troca dos Pratos
O Mito do Conserto
Alguns profissionais ou até mesmo empresas anunciam que “consertam” discos rígidos. Sabemos que isso é impossível, pois tais profissionais e empresas sequer possuem ambiente adequado para tal.
O que na verdade eles fazem é trocar a placa lógica e/ou rodar um programinha que esconde os setores defeituosos, os famosos “bad-blocks” (leia nosso tutorial sobre esse assunto). Aí entregam o disco rígido formatado e dizem que foi “consertado”.
Existe a indústria da remanufatura – ou melhor, da reciclagem – em países como Índia, China e Rússia, mas nesse caso os discos vêm sem marca ou com alguma inscrição de “refurbished” ou remanufaturado. Já vimos discos desse tipo funcionarem por alguns anos e outros por alguns meses. Esses discos, porém, foram realmente reconstruídos utilizando partes de mais de um disco, umas novas e outras usadas, e servem para uso nos países de baixa renda, pois são bem mais baratos.
O que queremos dizer é que tanto os discos rígidos reciclados quanto os “consertados” não têm confiabilidade. Se forem usados, nunca deverão servir para armazenar dados importantes e sim para navegação na Internet ou como disco de estação sem conter dados importantes.
O Mito da Troca dos Pratos
Algumas pessoas já nos disseram que leram em algum lugar ou ouviram falar que é possível recuperar os dados de um disco defeituoso simplesmente procurando um igualzinho e transferindo os “pratos” (mídias, sem as cabeças) de uma carcaça para a outra.
Isso pode até funcionar levando-se em conta certos fatores como firmware, série do disco rígido e outros. Porém o mais provável é que os dados sejam perdidos definitivamente por muitos outros motivos tais como ambiente inadequado, técnica e ferramental inadequados, enfim, tudo o que não se deve fazer por absoluta falta de condições e conhecimento. Porém como sempre ressaltamos, a sorte é uma realidade.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora