Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Principais Mitos Sobre Recuperação de Dados


     293.073 visualizações    Armazenamento    8 comentários
Principais Mitos Sobre Recuperação de Dados

O Mito do Congelador, o Mito do Forno e o Mito do Firmware

O mito da geladeira ou do congelador é interessante e faz algum sentido, porém as conseqüências são desastrosas!

Durante a fabricação de um disco rígido é necessário uma espécie de calibração dos mecanismos de leitura e escrita de forma que as cabeças sejam corretamente posicionadas sobre a superfície do disco dentro de uma tolerância determinada, de forma que as cabeças realizarem a leitura e a escrita nas trilhas certas sem qualquer tipo de erro.

Alguns fabricantes, em alguns modelos e séries, gravam todos esses parâmetros em uma memória ROM que fica localizada na placa lógica, ou então uma parte fica gravada nessa ROM e outra parte em uma EPROM ou algum tipo de memória flash que fica no interior do disco. Isso explica porque muitas vezes a simples troca de placa lógica queimada de um disco por outra com idêntica usando a mesma versão de firmware não faz o disco rígido ressuscitar: é que algo vai mal internamente.

Existe também um tipo de gravação na superfície do disco feita durante a fabricação que se chama “servo” e que auxilia as cabeças a se posicionarem corretamente. Muitas vezes essa gravação magnética de fábrica é alterada por algum fator relacionado ao material da superfície, e a cabeça fica com se estivesse “boba” batendo pra lá e pra cá.

Alguém desconfiou que pudesse ser efeito da temperatura e resolveu “congelar” o disco rígido no freezer e correr depois para conectá-lo ao micro e bingo! O disco voltou a ser reconhecido e funcionou novamente... por alguns minutos. Nova sessão de “congelamento” e o disco funcionou por mais alguns minutos, o suficiente para salvar alguns megabytes de informação. Lá pelas tantas o disco pára de vez.

Já lemos em um fórum que a conclusão é que ao resfriar o disco rígido ele se “arruma” por dentro e tudo volta para o seu lugar. Isso não deixa ter algum sentido, pois em alguns casos a retração do material devido à baixa temperatura pode ter auxiliado as cabeças de leitura a se encontrarem com as trilhas novamente. Mas por que então o disco pára de vez?

Porque a superfície magnética do disco já estava em franca degradação e chegou uma hora que o “puxa-e-estica” não faz mais efeito. Resultado: as poucas chances que se tinha de recuperar uma boa porção de dados pode ter ido para o espaço. Sem falar na condensação do ar dentro do disco rígido (sim o HD tem ar limpo dentro dele, um filtro para não deixar entrar impurezas e um sachet desumidificador). Leia nosso tutorial Anatomia de um Disco Rígido para ver isso.

Mais um mito “detonado”. Quanto ao mito do forno, bem... acho que não preciso nem comentar, mas tem gente que prega essa heresia!


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Realmente muito bom este artigo. Parabéns à equipe, como sempre!

É até bem em tempo a chegada da matéria, pois estou estudando a inscrição para um curso on-line de manutenção de HDs da Tecnociência (http://www.tecnociencia.com.br), que pelo que mostra seu conteúdo programático, parece ser um bom curso. Agora estou meio dividido. Alguém já o fez ou ouviu falar de alguém que o tenha feito? E os resultados?

É isso.

falou!

Hernani.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueceram do mito do imã!

Tinha um HD maxtor, 4 GB que travo, e toda vez que eu ligava ele, parecia uma batedeira. Tempos depois resolvo passar imã nele, e ele voltou a funcionar, ao menos parte. 2GB. quando passava disso na formatação voltava a batedeira...

Acabei particionando ele e está funcionado até hoje.

Alguém pode me explicar o porque do por quê? :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueceram do mito do imã!

Tinha um HD maxtor, 4 GB que travo, e toda vez que eu ligava ele, parecia uma batedeira. Tempos depois resolvo passar imã nele, e ele voltou a funcionar, ao menos parte. 2GB. quando passava disso na formatação voltava a batedeira...

Acabei particionando ele e está funcionado até hoje.

Alguém pode me explicar o porque do por quê? :tantan:

Vai ver só voltou a rodar 1 prato.. :P

To com um problema semelhante aqui, o hd fica que igual uma batedeira quando liga :cry: Qual o tamanho do imã que você usou? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito, e isso realmente acontece, as vezes até lojas de informática comuns oferecem esse serviço "recuperação de dados", mas no máximo que fazem é a nível lógico, se o problema é físico partem para esses mesmos princípios do mito. Então deve se tomar muito cuidado e procurar uma empresa séria que trabalha no ramo.Seria legal fazer um artigo sobre mitos do Windows XP, é tudo o que falta, pois vejo aí gente usando a dica do prefetch, QoS, desabilitar memória virtual e muitos outros que tem por aí.T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se os arquivos forem realmente importantes, o melhor mesmo é mandar para uma empresa especializada em recuperação de dados. Muitas vezes podemos perder definitivamente os dados se ficarmos forçando o HD ou se fizermos algum procedimento errado. Tem 2 empresas em São Paulo que fazem esse serviço. Uma delas é a SOS HD. Dê uma olhada no site deles: www.soshd.com.br . Eu já precisei dos serviços deles e fui bem atendido. O problema é que tive que gastar R$ 1.000. Mas valeu a pena. Uma outra opção seria a Doctor Byte www.doctorbyte.com.br Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!