Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novas Características do Núcleo Penryn


     73.726 visualizações    Processadores    1 comentário
Novas Características do Núcleo Penryn

Aprimoramentos da Unidade de Ponto Flutuante

O novo núcleo Penryn traz dois aprimoramentos para a unidade de ponto flutuante do processador, uma para sua unidade de divisão e outro para a sua unidade “shuffle”, que é usada por instruções SSE.

Divisor Usando Algoritmo Raiz-16

Este é um aprimoramento no modo como a unidade de ponto flutuante do processador manipula operações de divisão. Nos processadores Core 2, as operações de divisão processam dois bits por pulso de clock. O novo circuito divisor implementado no Penryn é capaz de processar quatro bits por pulso de clock, o que significa que é duas vezes mais rápido em operações de divisão do que os processadores Core 2.

Na Figura 7 você pode ver uma comparação entre a unidade de ponto flutuante do Core 2 Duo e a unidade de ponto flutuante do novo núcleo Penryn. O eixo “y” representa os pulsos de clock e quanto menor as barras, melhor (menos tempo é gasto para processar uma instrução). No eixo “x” você pode ver as várias instruções de divisão selecionadas para esta comparação.

Aqui está um pequeno glossário para entender a Figura 7 caso você não esteja familiarizado com as instruções do processador:

  • int = Inteiro.
  • SP = Precisão simples (números de 32 bits).
  • DP = Precisão dupla (números de 64 bits).
  • EP = Precisão dupla estendida (números de 80 bits).

Novas Características do Núcleo Penryn
Figura 7: Comparação de desempenho da nova unidade de divisão usada no núcleo Penryn.

Aprimoramento da Unidade “Shuffle”

Este é um aprimoramento no modo como a unidade de ponto flutuante do processador manipula operações usadas pelas instruções SSE de formatação de dados, permitindo aos processadores com núcleo Penryn executar algumas instruções em menos pulsos de clock se comparado com o núcleo usado atualmente pelos processadores Core 2 Duo.

Na Figura 8 você pode ver uma comparação entre o número de pulsos de clock que esses dois núcleos levam para executar cada uma dessas instruções. Quanto menor forem as barras, melhor – a utilização de menos pulsos de clock significa menos tempo gasto, o que se traduz em maior desempenho.

Como você pode ver, várias instruções SSE de 128 bits que levam mais do que um pulso de clock para serem processadas são agora processadas em apenas um pulso de clock, aumentando o desempenho SSE. As extensões SSE (Streaming SIMD Extensions) são usadas em aplicativos multimídia que implementam este tipo de instrução.

Novas Características do Núcleo Penryn
Figura 8: Comparação de desempenho da nova unidade “shuffle” usada no núcleo Penryn.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!