Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novas Características do Núcleo Penryn


     73.769 visualizações    Processadores    1 comentário
Novas Características do Núcleo Penryn

Aprimoramentos para Processadores para Notebooks

O núcleo Penryn traz duas novas tecnologias para processadores para notebooks: Tecnologia de Desligamento Profundo (Deep Power Down) e Tecnologia de Aceleração Dinâmica Avançada (Enhanced Intel Dynamic Acceleration).

Tecnologia de Desligamento Profundo

Para economizar energia, os processadores para notebook da Intel podem reduzir suas tensões de alimentação, desabilitar seus clock e até mesmo desabilitar seus caches de memória quando estiverem ociosos. Isto é particularmente interessante para notebooks, onde qualquer economia de energia reflete diretamente em maior autonomia da bateria.

Existem três modos básicos de economia de energia, chamados Parar (Halt ou C1), Parar Clock (Stop Clock ou C2) e Sono Profundo (Deep Sleep ou C3). Quando nenhum modo de economia de energia estiver sendo usado o processador estará trabalhando em sua carga máxima e dizemos que ele está no modo C0. Esses modos de economia de energia são genericamente chamados Estados C.

Com o primeiro processador de dois núcleos baseado no núcleo do Pentium M, chamado Core Duo, a Intel permitiu que esses modos fossem configurados por núcleo, o que significa que se um dos núcleos do processador estiver ocioso, o processador pode reduzir a tensão de alimentação e desligar o clock para este núcleo, mantendo o outro núcleo funcionando normalmente. Portanto os dois núcleos podem estar em diferentes Estados C. Além disso, com este processador a Intel introduziu dois novos Estados C, Sono Mais Profundo (Deeper Sleep ou C4) e Sono Mais Profundo Aprimorado (Enhanced Deeper Sleep ou DC4), que podem apenas ser ativados para os dois núcleos ao mesmo tempo.

O núcleo Penryn traz um novo Estado C, chamado Desligamento Profundo (Deep Power Down ou C6). Quando o processador entra neste modo, sua tensão de alimentação é reduzida bastante, os sinais de clocks são desabilitados e ambos os caches de memória são desligados. Este modo economiza mais energia (isto é, bateria) do que todos os outros modos C disponíveis até hoje, mas por outro lado o processador demora mais tempo para voltar para o seu estado ativado.

Na Figura 5 você pode ver uma comparação do novo modo Desligamento Profundo com os outros Estados C atualmente disponíveis nos processadores Core Duo e Core 2.

Novas Características do Núcleo Penryn
Figura 5: Modo Desligamento Profundo comparado com outros Estados C.

Este novo modo C está disponível apenas nos processadores para notebooks.

Tecnologia de Aceleração Dinâmica Avançada

Quando um dos núcleos entra em um dos estados “Profundos” de economia de energia (ou seja, do estado C3 em diante) o novo núcleo Penryn permite que outro núcleo aumente seu clock (ou seja, ele faz um overclock nele mesmo) mantendo o consumo interno do processador no mesmo nível. Como o núcleo inativo estará consumindo menos energia, o núcleo ativo pode dissipar mais calor e consumir mais energia e ainda assim manter o consumo e os requisitos de potência do processador dentro do valor padrão: o processador estará consumindo a mesma quantidade de energia (ou menos) e estará dissipando a mesma quantidade de calor (ou menos).

Novas Características do Núcleo Penryn
Figura 6: Tecnologia de Aceleração Dinâmica Avançada.

Assim como o Desligamento Profundo, este novo recurso está disponível apenas nos processadores para notebooks.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!