Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo que você precisa saber sobre discos rígidos ATA-66, ATA-100 e ATA-133


     263.073 visualizações    Armazenamento    1 comentário
Tudo que você precisa saber sobre discos rígidos ATA-66, ATA-100 e ATA-133

Limitação do Chipset

Se sua placa-mãe não suporta a taxa de transferência máxima do disco rígido, o disco será acessado com a taxa máxima do chipset - ou menor, se você não levar em consideração os outros critérios listados.

Um bom exemplo é de um disco rígido ATA-133 instalado em uma placa-mãe com chipset Intel. Os chipsets da Intel não suportam o padrão ATA-133, nem mesmo em seus mais modernos chipsets da série 915 e 925. Isso significa que o seu disco rígido será acessado a no máximo 100 MB/s com esses chipsets, já que eles não suportam o padrão ATA-133. Um outro exemplo: se você instalar um disco rígido ATA-133 em uma placa-mãe antiga baseada no chipset Intel 815, ele será acessado a no máximo 66 MB/s, já que essa é a taxa de transferência máxima suportada pelo chipset.

Para saber qual é a taxa de transferência máxima suportada pela placa-mãe, simplesmente leia o seu manual. Na maioria das vezes essa informação pode ser encontrada na página onde estão listadas as principais características da placa. Se você não tem mais o manual da sua placa-mãe, entre no site do fabricante para baixá-lo. Se você não sabe quem é o fabricante, o modelo e nem mesmo o chipset usando em sua placa-mãe, rode um programa de identificação de hardware como o Hwinfo, Sandra ou Everest (esses programas estão disponíveis em nossa área de download). Também temos uma lista de todos os fabricantes de placas-mães e seus respectivos endereços na Internet.

Uma outra alternativa é ler as especificações do chipset –incluindo a taxa de transferência máxima das suas portas IDE- no site do seu fabricante. Aqui estão os links para os principais fabricantes:

Se as portas IDE da sua placa-mãe tiverem taxas de transferência menor do que a do seu disco rígido, você poderá resolver esse problema instalando uma placa de expansão contendo portas IDE com taxas de transferência mais elevadas. Duas empresas que fabricam esse tipo de placa são a HighPoint (http://www.highpoint-tech.com) e a Promise (http://www.promise.com), Na Figura 3 você pode ver uma placa de expansão fabricada pela Promise com duas ATA-133.

Tudo que você precisa saber sobre discos rígidos ATA-66, ATA-100 e ATA-133
Figura 3: Placa de expansão PCI com duas portas ATA-133 fabricada pela Promise.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

alguém saberia se se eu colocar a placa mãe para controlar a tranferência entre hd e memória ram poderia reduzir a vida util da placa mãe e, se eu estaria comprometendo o desempenho de alguma forma ao deixar a placa mãe controlar a transferência? :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!