Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo que você precisa saber sobre discos rígidos ATA-66, ATA-100 e ATA-133


     262.926 visualizações    Armazenamento    1 comentário
Tudo que você precisa saber sobre discos rígidos ATA-66, ATA-100 e ATA-133

IDE Bus Mastering

Esse é o principal problema de usuários que utilizam os sistemas operacionais Windows 95, 98 e ME, já o bus mastering não vem habilitado por padrão nesses sistemas. Portanto, se você simplesmente conectar o seu disco rígido ao micro ele será acessado a no máximo 16MB/s, mesmo se os critérios apresentados anteriormente forem levados em consideração. No Windows XP o bus mastering já vem habilitado, mas os fabricantes de chipsets recomendam a instalação dos seus drivers em vez dos drivers instalados pela Microsoft para que o desempenho máximo do disco possa ser obtido.

Você precisará instalar dois drivers: o drive do chipset e o drive IDE (bus mastering). Algumas vezes esses drivers estão disponíveis no mesmo pacote de instalação, como é o caso dos drivers da VIA. Outras vezes você precisará fazer o download dos arquivos separadamente, como é o caso dos drivers da SiS. A Intel chama os drivers dos seus chipset de “Inf Update File”.

Para fazer o download dos drivers, você precisará saber o nome do fabricante e o modelo da sua placa-mãe. Você pode descobrir o fabricante do chipset e o seu modelo utilizando um programa de identificação de hardware, como o Hwinfo, Sandra e Everest (esses programas estão disponíveis em nossa área de download).

Feito isso, vá até nossa lista de fabricantes de chipset e clique no driver apropriado para baixá-lo. Faça o download da versão mais atual e proceda com a instalação.

Se você for até o Gerenciador de Dispositivos do Windows (clicando no ícone Sistema do Painel de Controle) verá algo parecido com a Figura 4 na chave Dispositivos do Sistema antes de instalar o driver do chipset. Como você pode ver, o chipset é listado como “padrão” (Ponte de CPU de host padrão PCI e Ponte ISA padrão PCI), significando que o chipset não foi detectado corretamente pelo Windows.

Tudo que você precisa saber sobre discos rígidos ATA-66, ATA-100 e ATA-133

Figura 4: Antes da instalação do driver do chipset. Note que o chipset é listado como “padrão”.

Após a instalação do driver do chipset, o chipset será listado corretamente, como você pode ver na Figura 5. Os driver padrão foram substituídos pelos drivers específicos. O exemplo da Figura 5 é de uma placa-mãe com chipset Intel 440BX.

Tudo que você precisa saber sobre discos rígidos ATA-66, ATA-100 e ATA-133

Figura 5: Após a instalação do driver do chipset. O chipset agora foi reconhecido corretamente.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

alguém saberia se se eu colocar a placa mãe para controlar a tranferência entre hd e memória ram poderia reduzir a vida util da placa mãe e, se eu estaria comprometendo o desempenho de alguma forma ao deixar a placa mãe controlar a transferência? :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!