A Entrevista – Parte 2
Há outros sistemas de headphone 5.1 no mercado, como o EarForce HPA2 da Turtle Beach. Como eles se comparam ao Psyko 5.1 PC Gaming Headset System?
As diferenças entre eles e o Psyko são imensas, especialmente no funcionamento, que resultam em grande disparate na experiência auditiva.
Vou falar um pouco sobre psicoacústica, a tecnologia de como interpretamos o som. Quando você ouve algo em um ambiente, há três elementos sonoros que seu cérebro usa para determinar a localização; se não forem reproduzidos fielmente, você não saberá a direção de onde vêm: 1) a sincronia entre o ouvido esquerdo e direito; 2) a diferença de volume entre o canal direito e esquerdo indica para o cérebro o ângulo de onde vem o som, que pode estar à sua frente ou atrás de você; 3) como o som flui pela frente ou por trás dos ouvidos. O som refletido pela parte exterior da orelha informa se o som está vindo de trás ou pela frente. Agora, vamos ver como outros headphones tentam fazer com que o usuário pense que está ouvindo som surround.
Um método clássico é colocar várias saídas de som ao redor do ouvido. Há dois problemas nesse sistema: primeiro, elas só reproduzem sons do canal esquerdo em seu ouvido esquerdo, e o contrário no direito, o que é artificial. Segundo, o som não flui vindo pela frente ou por trás do seu ouvido. As saídas de som apenas apontam diretamente para ele.
A segunda saída é usar processamento digital de sinais (Digital Signal Processing, ou DSP) para alterar o som. Algumas frequências do canal frontal ganha um reforço, e outras do canal traseiro passam pelo mesmo processo. O problema é que o formato da orelha de cada um é tão singular quanto uma impressão digital, então as frequências que seu cérebro está acostumado a interpretar para saber de onde o som vem são específicas para cada pessoa. Se o formato de seu ouvido casa com aquele para o qual as frequências foram alteradas, ótimo. Mas para a maioria das pessoas não funciona tão bem.
Então, o que o Psyko faz de diferente? Cada som é produzido em uma das cinco caixas de som localizadas na alça e descem pelos dutos, pelo sistema WaveGuide. A localização de cada uma dá uma noção precisa de tempo e de diferença de volume entre os dois ouvidos, como se você estivesse em um ambiente onde as caixas de som foram corretamente posicionadas. Então o sistema WaveGuide conduz o som ao ponto correto ao redor dos ouvidos, fazendo com que o som frontal venha da frente, e o traseiro chegue por trás. O som é refletido pela orelha como aconteceria numa sala, no tempo certo, com o volume diferenciado para cada ouvido, e o som soa completamente natural.
Dessa forma, os demais headphones estão deixando de lado informações essenciais que seu cérebro precisa receber para detectar a direção do que está sendo ouvido. O Pysko o informa da mesma forma que o som que flui em um ambiente.
Pretendem lançar um modelo para os audiófilos, saindo do nicho de mercado de jogos?
Estamos realmente concentrados em surround 5.1 para jogos, mas fiquem ligados.
Ainda assim, é possível ligar o Psyko 5.1 PC Gaming Headset System no home theater da sala?
A versão atual tem conectores analógicos para as saídas 5.1 das placas de som. Não recomendamos ligar esse modelo ao home theater, porque se você colocar o aparelho a todo vapor pode sobrecarregar o headphone e o amplificador do Psyko.
Seu currículo diz que você é viciado em jogos para PC. Quais são seus favoritos, e em qual deles testou o Psyko 5.1 PC Gaming Headset System?
Meus favoritos são Unreal Tournament, Battlefield 1942 e Call of Duty. Houve ocasião em que fui alterar alguma coisa em um protótipo e pensei em testá-lo por alguns minutos, e eis que quatro horas se passaram e já eram duas da madrugada.
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