Se você acompanha aqui minhas opiniões sabe que eu sempre bato na tecla do “Custo Brasil”: burocracia em excesso, impostos altos sem o respectivo retorno social, dificuldades e entraves para se fazer negócio em nosso país, etc, etc, etc.
Isso quando não são os próprios empresários que acabam colaborando com o “Custo Brasil”. Infelizmente ainda há muita gente praticando margens de lucro absurdas por aqui, especialmente pela falta de concorrência.
O exemplo que quero trazer hoje é o de uma peça de reposição do meu carro, um sensor do freio ABS (gerador de pulsos) que quebrou e tive de trocar no início do ano. Custou exatamente R$ 848 na oficina autorizada, fora a mão de obra.
Como estou nos EUA no momento, resolvi aproveitar a oportunidade para comprar algumas peças de caráter estético para o meu carango. Aqui, ao contrário do Brasil, há uma vasta rede de lojas que vendem peças para o meu carro mas que não são autorizadas. Isso ajuda consideravelmente a baixar o preço. Aproveitei para pesquisar algumas peças que já tinha trocado no meu carro na rede oficial no Brasil. Tomei um susto ao ver o preço oficial do tal sensor do freio ABS. Na autorizada ele custa US$ 107, enquanto pode ser comprado por US$ 90 nas lojas concorrentes.
Ou seja, uma peça de R$ 230 sendo vendida por R$ 848 no Brasil. Se considerarmos um custo de importação de 100%, vemos que a marca tem uma margem de lucro de quase 100% no Brasil. Impressionante.
E olha que eu dei uma pesquisada na Internet e vi americanos reclamando que o preço dessa peça é muito caro nos EUA. E realmente é, já que esse sensor nada mais é do que um cabo com um sensor eletromagnético na ponta.
Sem contar que o poder de compra dos americanos é completamente diferente dos brasileiros. US$ 100 nos EUA para um americano é mais ou menos equivalente a R$ 100 para um brasileiro no Brasil, em termos de poder de compra.
Sempre em que há uma dificuldade, existe uma enorme oportunidade. Conversando com algumas oficinas no Brasil, descobri que há muitas com mecânicos capacitados a consertarem carros importados, sendo que o principal problema são as peças, disponíveis apenas na rede autorizada.
Ora, podemos importar essas peças legalmente pela Internet. Mesmo pagando-se um imposto de importação absurdo, as peças saem mais baratas (praticamente metade do preço, no exemplo que eu dei) do que se comprada na rede autorizada.
Eu mesmo demorei mais de seis meses para me dar conta que eu poderia ter comprado as peças no exterior. Fiquei com medo de não saber quais peças comprar, mas como o orçamento da oficina trazia o “part number” de todas as peças não teria como errar. Pesquisando mais a fundo descobri inclusive um site listando todas as peças do meu carro, com part number, preço oficial e vistas explodidas. Se eu quisesse investir um pouco mais, poderia ter comprado até mesmo o manual de manutenção completo dele na Amazon.com. É só questão de sentar e procurar.
Sem contar que na Internet há zilhões de fóruns internacionais e mesmo nacionais dedicados aos carros importados, que com certeza me ajudaram na minha busca e que me ensinaram muito a respeito do meu possante.
Na minha busca encontrei até mesmo aqui nos EUA ferros-velhos especializados em peças usadas de uma determinada marca, onde você pode encontrar peças funcionando perfeitamente por um preço muito inferior (esses ferros-velhos normalmente compram carros com perda total para o desmanche de peças).
Eu fico ainda mais impressionado com essas oficinas não oficiais que mexem com carros importados não se tocaram da enorme oportunidade que existe no Brasil. Infelizmente isto provavelmente é um reflexo do que ocorre com a maioria dos brasileiros: não sabe usar a Internet adequadamente como uma poderosa ferramenta para se fazer negócios e não sabe ler/falar inglês.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora