O Clube do Hardware é uma empresa socialmente responsável e está liderando na favela do Morro Santa Marta, localizada no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro (RJ), um projeto social chamado Favela On Line (FOL).
Figura 1: Gabriel Torres e Juan, um dos coordenadores do Favela On Line, no Morro Santa Marta.
Esse projeto foi criado por jovens moradores da favela e é ligado à ONG Grupo ECO, que atua há 30 anos nesse morro conscientizando os jovens, organizando eventos culturais e trazendo melhorias para a comunidade. O objetivo do Favela On Line é diminuir a exclusão digital e social dos jovens para que eles tenham um futuro melhor e mais promissor. Indiretamente, portanto, o projeto evita que os jovens caiam no submundo das drogas por pura falta de opção de futuro. O FOL está fazendo a montagem e distribuição de PCs para os jovens da comunidade que ainda não têm micro em casa, bem como está interligando todos os PCs da favela em rede para que todos possam acessar a Internet, se comunicar através de chat, jogar jogos em rede, compartilhar arquivos, usar uma impressora comunitária, etc.
Acreditamos que podemos mudar o futuro de centenas de jovens dessa maneira. Muitos que não têm hoje uma oportunidade poderão ter, já que atualmente quem não domina o uso de um PC é praticamente um analfabeto. A interligação dos PCs fará com que dezenas de pessoas possam trabalhar em casa, desenvolvendo diversos tipos de trabalho.
Se você não conhece uma favela de perto deveria dar uma olhada no que esses jovens estão fazendo, como eles estão lutando para ter um futuro melhor e como eles estão incentivando de forma extremamente positiva os demais jovens da comunidade. Pode acreditar, nós não iríamos apoiar um projeto social desse tipo se ele não fosse realmente sério e ético.
Desde a implantação do projeto, em setembro de 2002, o Clube do Hardware já doou várias peças de hardware, tais como placas-mães, placas de vídeo, módulos de memória, processadores e muito mais, além de ter ajudado na busca de doações entre usuários e empresas.
Figura 2: Uma das "cerimônias" de doação, onde Gabriel Torres faz a doação ao FOL de seis placas de vídeo 3D de última geração (Xabre 400 e GeForce 4) ao lado de Itamar, presidente do Grupo ECO.
Desde que resolvemos "apadrinhar" esse projeto, estamos doando mensalmente um porcentual de nosso lucro para o projeto, na forma de equipamentos de última geração. Assim, ao comprar nossos CDs ou anunciar em nosso site, você estará indiretamente ajudando a combater a exclusão digital de nosso país.
Você também pode fazer como nós e fazer doações diretamente para o projeto.
Doações
Se você tem um PC mais antigo jogado num canto (a partir de 486) ou qualquer peça de hardware que você acha que não vale nada (processadores antigos, placa-mãe, memórias, discos rígidos, etc), mande para o pessoal do FOL. Pode não fazer diferença para você, mas um computador a mais em uma comunidade carente faz muita diferença. Eles têm necessidade especial de materiais para o aumento da rede, isto é, placas de rede, hubs, plugues RJ-45, cabo categoria 5, etc.
Realmente é uma excelente oportunidade para todos aqueles que querem colaborar de alguma forma com a nossa sociedade e até agora não sabiam como e não tinham contato com um projeto sério.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora