No ano passado a Microsoft decidiu concorrer com as lojas da Apple. Uma das primeiras lojas foi inaugurada em Scottsdale, AZ. Ao visitar a loja, fiquei bastente surpreso com o quanto ela lembra uma das lojas da Apple. Não é novidade que a Apple "inspira" a Microsoft há muitos anos.
Quando a Microsoft anuncionou que iria inaugurar lojas próprias, era de se esperar que tentariam seguir a mesma fórmula adotada pela Apple: lojas limpas, amplas, funcionários bem treinados, um centro de suporte e treinamento na loja e uma coleção de acessórios e software para seus produtos, todos num mesmo lugar. Mas acho que foram longe demais nesse caso. As lojas da Microsoft não são apenas inspiradas pelas lojas da Apple, mas tem a mesma aparência e fazem você ter a mesma sensação que tem ao entrar numa loja da Apple.
É verdade que os logos e as cores são ligeiramente diferentes, mas quem está acostumado à diagramação de qualquer loja da Apple não terá dificuldade para se localizar nas lojas da Microsoft, com a disposição dos produtos e áreas definidas rigorosamente da mesma forma.
Ainda em 2009 outros blogs e sites especializados (clique aqui para visitar um deles, em inglês) reportaram que a Microsoft estava oferecendo salários mais altos do que os oferecidos pela Apple para contratar os funcionários das atuais lojas da Apple. A estratégia parece ter funcionado. Abaixo algumas fotos comparando a loja da Apple em Chandler, AZ com a da Microsoft em Scottsdale, AZ.
Entrada da loja da Apple em Chandler, AZ.
Entrada da loja da Microsoft em Scottsdale, AZ.
Dentro da loja da Apple.
Dentro da loja da Microsoft. As mesas tem cores diferentes, mas são iguais.
"Genius bar" para suporte local na loja da Apple.
"Guru bar" ao fundo na loja da Microsoft. Eu fui impedido de tirar uma foto mais próximo como forma de "proteger a privacidade dos demais clientes", de acordo com um gentil funcionário. Me lembrou uma regra de alguns grupos de auto-ajuda como alcóolicos anônimos ou narcóticos anônimos que também impedem fotos como forma de proteger a privacidade dos membros.
Parte da seção de acessórios na loja da Apple.
Parte da seção de acessórios na loja da Microsoft.
Um painel na loja da Apple representando os milhares de aplicações na loja da Apple.
Um painel similar na loja da Microsoft, representando as milhares aplicações para Windows.
Como diz o ditado: nada se cria, tudo se copia!
Detalhe: as lojas da Apple nos Estados Unidos já foram tema de um episódio da série "Os Simpsons", fazendo piadas com percepções que algumas pessoas tem em relação à Apple e suas lojas nos EUA. Confira no vídeo abaixo (em inglês). Não deixe de conferir na sequencia o vídeo "MyBill".
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora