Essa notícia é tão maneira que eu resolvi traduzir para vocês: http://arstechnica.com/news.ars/post/20050908-5293.html
Os meus comentários pessoais estão marcados em itálico.
NerdTV vai ao ar com uma entrevista com Andy Hertzfeld
08/09/2005 6:05:50 PM, por Jeremy Reimer
O NerdTV é o filhote de Robert (Bob) X. Cringely, um colunista de longa data que começou a sua carreira na InfoWorld. "Bob Cringely" era um pseudônimo que a Infoworld inventou para uma de suas colunas sobre tecnologia. Durante anos vários autores escreveram para a Infoworld usando este nome, mas um homem em particular, Mark Stevens (que escreveu entre 1987-1995), foi tão popular que quando ele saiu da empresa ele processou com sucesso a Infoworld para continuar usando o nome Robert X. Cringely fora da revista. (A Infoworld continua usando o nome hoje em dia para outros autores, usando o símbolo de marca registrada, mas para o resto do mundo Mark Stevens é o Bob Cringely.)
Então, que é este tal de Bob Cringely?
Bob Cringely é provavelmente mais conhecido pelo seu excelente documentário Triumph of the Nerds, passado na rede norte-americana PBS. O programa, de duas horas de duração, mostrou a história do computador pessoal desde o que é considerado o primeiro PC (o kit da Altair), passando pelo Apple ][ e IBM PC, discutindo a história e desenvolvimento do Macintosh e terminando com o lançamento do Windows 95. O programa, que está disponível na Amazon.com, olhou de forma empolgante e aprofundada como nerds sem ligações entre si inventaram a indústria multimilionária dos PCs, basicamente para impressionar seus amigos. As melhores partes são entrevistas informais com figuras clássicas como Steve Jobs, Steve Wozniak, Bob Metcalfe (inventor do padrão Ethernet) e Bill Gates.
Triumph of the Nerds foi seguido por Nerds 2.0.1, que olhou alguns dos fundadores da idade da Internet, incluindo uma olhada aprofundada no mecanismo de busca que se tornou o Excite (que depois passou por uma fusão para ser a mega empresa Excite@home antes de ir à falência).
Bob Cringely também fez outros documentários, incluindo o bastante divertido Plane Crazy, onde Bob tenta projetar e construir um avião do zero em menos de um mês, e quebra e quase ataca um cameraman quando seus planos iniciais vão por terra abaixo.
Neste site há várias outras informações sobre Bob Cringely: http://www.pbs.org/cringely/. Além disso, ele é autor de um dos meus livros preferidos, Impérios Acidentais, que conta a história da informática e como toda a indústria dos PCs foi criada "por acaso" por um bando de nerds que estava mais preocupado em impressionar os amigos nerds do que ganhar dinheiro. A tradução deste livro deixa a desejar, mas dá para entender. Eu comprei o meu exemplar nas Lojas Americanas por 10 pratas. Se você curte o tema, não deixe de assistir Piratas do Vale do Silício. Foi lançado no Brasil em VHS (pelo menos tem na minha locadora) e de vez em quando passa no canal GNT.
Fazendo o NerdTV
A idéia do NerdTV ter entrevistas longas e aprofundadas com personagens importantes da indústria da informática, o tipo de entrevista que só foi visto de forma fragmentada em documentários como o Triumph of the Nerds. Bob Cringely queria um programa como o popular Charlie Rose (famoso programa de entrevistas que passa na rede norte-americana PBS), só que totalmente voltado para a informática. Em canais convencionais de TV, mesmo na PBS, este tipo de projeto não encontraria patrocinadores suficientes para bancá-lo. Porém, na Internet, as regras são um pouco diferentes. Os custos de produção e distribuição são drasticamente menores, e por isto o uso desta mídia torna este tipo de projeto possível.
Apesar disto, foram necessários vários meses de preparativos para juntar a infraestrutura necessária para lançar o NerdTV. Um tipo de compressão de vídeo tinha de ser escolhido (o MPEG4 foi o vencedor), o site tinha de ser criado e os servidores para download deste tipo de aplicação altamente consumidora de banda tinham de ser montados. Bob Cringely descreveu este último processo como "construindo uma Akamai de pobre" (Akamai é uma empresa especializada em entrega de conteúdo; de acordo com esta empresa eles são responsáveis por 15% do tráfego da Internet). Enfim, todas as peças foram juntadas e o NerdTV foi lançado. O primeiro programa entrevista Andy Hertzfeld, lendário desenvolvedor de software para o Macintosh e recentemente árduo defensor do software livre.
Andy Hertzfeld entrou para a Apple na época do Apple ][ e foi uma das primeiras pessoas a entrar na equipe de desenvolvimento do Macintosh. Ele tem várias histórias divertidas dos loucos dias da galera do Macintosh, que um dia hasteou uma bandeira pirata no topo da sede da Apple. Pouco depois do lançamento do Mac em 1984, Andy saiu da empresa, mas continuou trabalhando em atualizações cruciais para o sistema operacioal do Mac (como o Switcher original). Em 1998 ele fundou uma empresa chamada Eazel que prometia trazer uma interface nova e mais fácil de usar para o Linux. A empresa lançou uma versão inicial desta idéia, Nautilus, que depois foi incorporada ao desktop do Gnome, mas não conseguiu atrair investidores interessados em injetar capital na companhia, e acabou falindo dois anos depois. De qualquer forma, Andy acredita que o software livre é um elemento importante no futuro do software e apesar de suas freqüentes opiniões controversas, ele continua um cara divertido e agradável.
No ar!
O programa em si poderia ter uma produção um pouquinho melhor. Somente uma câmera é usada, e ela não se move, então o espectador não consegue ver a cara do entrevistador (ou seja, a cara do Cringely) em reação às respostas. Esperamos que com o passar do tempo a qualidade técnica do programa aumente para ser compatível com a alta qualidade do escopo do programa.
O programa pode ser baixado em seu site. Há tanto versões para download direto quanto para uso da tecnologia Bittorrent. O vídeo MPEG4 do programa usa uma codificação de áudio pouco comum, que pode não estar instalada em seu sistema. Instalando o Quicktime 7 você garantirá que o seu computador será capaz de rodar o vídeo, mas se você não quiser instalar o Quicktime, o excelente programa Quicktime Alternative permite que você baixe o vídeo e depois rode o mesmo em qualquer tocador de mídia. Além do vídeo, versões em áudio da entrevista nos formatos MP3, OGG e ACC estão disponíveis, bem como uma transcrição completa da entrevista.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora