Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nova Metodologia de Testes de Placas de Vídeo


     1.567 visualizações    Blog    0 comentários
Nova Metodologia de Testes de Placas de Vídeo

Nós resolvemos reestruturar nosso laboratório, atualizando nossas bancadas de testes, de modo a termos um hardware que proporcione medidas mais realistas dos equipamentos em teste. De hoje em diante os nossos testes de placas de vídeo seguirão a metodologia descrita abaixo. Como você pode ver, há um motivo por trás da escolha de cada item; as escolhas não são feitas de forma aleatória, como muitos podem pensar.

A grande mudança será a introdução de medidas em resoluções acima de 1600x1200 em placas de vídeo topo de linha, especialmente por conta da nova safra de placas de vídeo de alto desempenho onde a diferença de desempenho entre elas muitas vezes só aparece em 2048x1536. Para isso tivemos de comprar um monitor de 21 polegadas, naturalmente (o escolhido foi um Samsung SyncMaster 1100MB). Testaremos as placas de vídeo mais simples e intermediárias somente em 1024x768 e 1600x1200. Para cada resolução rodaremos dois testes, um com a qualidade de imagem no mínimo e outro com a qualidade de imagem no máximo.

Mudamos não somente o monitor, mas todo o restante da nossa plataforma de hardware.

O processador que escolhemos foi o Core 2 Extreme X6800. Sabemos que este é um processador que poucos usuários têm e muitos usuários nos questionam porque não usar um processador mais popular. A questão toda é que processadores mais simples limitam o desempenho máximo que a placa de vídeo alcança. Como em nossos testes queremos ver o máximo que a placa de vídeo é capaz de chegar, usamos um processador topo de linha para que o processador da máquina não seja um gargalo para o desempenho 3D da máquina.

Colocamos 2 GB de memória DDR2-1066/PC2-8500 da Corsair na nossa máquina.

Para placa-mãe, selecionamos a ASUS P5B, que é baseada no chipset Intel P965. Você pode estar se perguntando porque não usarmos uma placa-mãe baseada no Intel 975X. Para começar, o chipset Intel 975X oficialmente não suporta memórias DDR2-800. Além disso, a ASUS P5B é uma das poucas placas atualmente disponíveis onde você pode configurar a memória para rodar a 1.066 MHz. Portanto, colocamos as nossas memórias rodando a 1.066 MHz e não a 800 MHz como seria o default.

Já em relação ao disco rígido, optamos por um Samsung HD080HJ, que é SATA-300, tem buffer de 8 MB e roda a 7.200 rpm. Ele é de 80 GB e não precisávamos mais do que isso.

Em relação aos programas, passamos a usar somente dois programas de testes, o 3DMark03 e o 3DMark06. O 3DMark03 simula jogos DirectX 9.0 (Shader 2.0), que são jogos da geração passada, enquanto o 3DMark06 simula jogos DirectX 9.0c (Shader 3.0), que são os jogos mais atuais. Removemos o 3DMark05 pois o 3DMark06 o substitui completamente.

Atendendo a pedidos dos nossos leitores, adicionamos mais jogos à nossa metodologia: Quake 4, F.E.A.R. e Battlefield 2142, além do Far Cry, que continuaremos usando.

Por falar em Battlefield 2142, foi uma brabeira descobrir como usá-lo para medir desempenho. Apesar de ele ser baseado no mesmo motor do Battlefield 2, ainda não há nenhum utilitário pronto para essa função. Descobrimos que seu módulo interno de testes de desempenho não funciona corretamente. Além disso, como este jogo acabou de sair, não há ainda nenhum demo (isto é, seqüência do jogo) “padronizado” para testes de desempenho, e por isso precisamos criar nosso próprio demo. O problema todo é que a criação de demos é muito mal documentada. Como a gente perdeu um tempão bolando a nossa metodologia de testes com o Battlefield 2142, iremos escrever um tutorial completo sobre como usar o Battlefield 2142 para testes de desempenho em breve. Além disso colocaremos para download o demo que gravamos e também todos os arquivos que geramos, para que você também possa usar o Battlefield 2142 para testar o desempenho do seu hardware.

Não incluímos mais jogos pois acreditamos que os jogos englobam as tecnologias atuais de jogos presentes no mercado; adicionarmos mais jogos seria redundância. Além disso, testar cada placa de vídeo toma muito tempo, e como temos que testar novamente todas as placas que já testamos, demoraríamos mais de um mês só para atualizar nosso banco de dados de placas de vídeo caso incluíssemos mais jogos ainda.

Só quando jogos DirectX 10 surgirem – como o Crysis e o Hellgate London – é que pensamos em atualizar novamente a nossa metodologia.

Pedimos ainda um pouco de paciência na publicação de novos testes de placas de vídeo. Devemos demorar pelo menos mais 15 dias coletando dados das placas que já testamos. Acredite, queremos mais do que você novos testes no ar.

A propósito: deixa só darmos uma guaribada na bagunça que está aqui que tiraremos algumas fotos do nosso laboratório e publicaremos aqui no blog.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!