Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Empire EMP-680-BRHE


     76.225 visualizações    Energia    17 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Empire EMP-680-BRHE

Análise do Secundário

Esta fonte usa quatro retificadores Schottky em seu secundário.

A corrente máxima teórica que cada linha pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 - D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo de retificação. Como exercício podemos considerar o ciclo de trabalho como sendo de 30%.

A saída de +12 V é produzida por dois retificadores Schottky STPS40H100CW conectados em paralelo, cada um suportando até 40 A (20 A por diodo interno a 160° C, queda de tensão máxima de 0,85 V). Isso nos dá uma corrente máxima teórica de 57 A ou 686 W para a saída de +12 V. Esta configuração é completamente diferente da EMP-500-BRHE, que usa apenas um retificador de 30 A aqui, dando um limite máximo teórico de 21 A ou 257 W neste outro modelo. A Max Power MP-550-RSTD usa dois retificadores de 20 A aqui (corrente máxima teórica de 29 A ou 343 W). Portanto apesar de essas três fontes serem baseadas no mesmo projeto, a configuração dos retificadores é completamente diferente.

A saída de +5 V usa um retificador Schottky S30D40CS, que possui uma corrente máxima de 30 A (15 A por diodo interno a 125° C, queda de tensão máxima de 0,65 V). Isso nos dá uma corrente máxima teórica de 21 A ou 107 W para a saída +5 V. A Empire EMP-500-BRHE e a Max Power MP-550-RSTD usam outro retificador aqui, mas que possui os mesmos limites de corrente.

A saída de +3,3 V é produzida por outro retificador Schottky S30D40CS, dando uma corrente máxima teórica de 21 A ou 71 W para esta saída. A Empire EMP-500-BRHE e a Max Power MP-550-RSTD usam outro retificador aqui, mas que possui os mesmos limites de corrente.

Esses valores são valores máximos teóricos e a potência máxima que a fonte poderá fornecer dependerá de outros componentes.

Empire EMP-680-BRHE
Figura 12: Retificadores de +12 V, de +5 V e de +3,3 V

As saídas são monitoradas por um circuito integrado WT751002, que suporta somente proteções contra sobretensão (OVP) e subtensão (UVP), sendo que a proteção contra subtensão deste circuito não monitora as saídas de +12 V.

Empire EMP-680-BRHE
Figura 13: Circuito integrado de monitoramento

Os capacitores do secundário são da KME e da Asia’x.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

pelo preço ainda prefiro a 3R System IceAge IA6500HP80 650W que é 20 reais mais cara e é sem duvidas 1000 vezes melhor (essa ja é 90~240v pfc ativo)... Eu nao compraria essa Empire por 2 motivos, 1. pelo nome ja queimado no mercado e 2. não ser pfc ativo e preço meio salgado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte boa pra usuário leigo que sofre de potencialite crônica e acaba colocando uma dessas numa configuração que não consome 200W. Quem tiver de fato uma máquina de alto consumo, fuja dela pela eficiência baixa, ripple/ruído elétrico elevado, falta de PFC ativo e capacitores de má qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não compraria essa fonte pelo mesmo motivo do anti_furto.

Mas pelo menos se alguém comprar um pc, já montado, que fosse equipado com essa fonte, poderia ficar um pouco mais tranquilo já que a mesma não oferece risco de uso.

Se essa fonte fosse equipada com PFC ativo, ai sim, seria uma boa concorrente para o nível de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais interessante mesmo de tudo isso é a percepção de que a diferença entre as outras fontes bomba e essa foram meros componentes que foram adequados. Será que a economia da Empire foi tão grande assim nesses componentes, que compense o dano já causado a sua imagem?

Felizmente o CdH não rotula empresas (embora nós, nos comentários, sim) e persiste nos testes de produtos das empresas mais teimosas em nos agraciar com produtos bomba, na esperança de que mudem. A Empire deu um sinal de que essa persistência é justificada.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa opção apesar da eficiêcia baixa, pra quem ta com a grana curta é uma alternativa apesar de existir modelos melhores e mais baratos.
porque? nao entendir a fonte que rende 680wats Real com 80% eficiência e custa 185,00R$ , pra quem quer algo até 650wats é mas que recomendavel .

Não há nada igual com esse preço e eficiência.:eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hola, galera! Como vão?

Adquiri esta fonte, na maior ingenuidade, caindo em papo de vendedor =P. Mas, gostei dela, no final das contas. E fiquei bem aliviado com esse teste, porque os outros testes das outras fontes da marca tinham me deixado com o Esfíncter na mão. ehuaheuaheuhauehuheaeh

Enfim, estou juntando dinheiro pra comprar uma peça nova pro pc, e estou pensando em colocar mais uma HD 5770 no pc. A fonte aguenta?

Não tem risco, de, no futuro, explodir tudo?

Bom, obrigado.

Até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, estou juntando dinheiro pra comprar uma peça nova pro pc, e estou pensando em colocar mais uma HD 5770 no pc. A fonte aguenta?

Não tem risco, de, no futuro, explodir tudo?

Bom, obrigado.

Até!

Sua dúvida ilustra bem meu comentário anterior. Para a configuração com uma HD 5770 você poderia adquirir uma Antec 380D (28A), gastando menos e tendo uma fonte de qualidade. Os testes demonstram que a Empire é bem ruinzinha: Capacitores genéricos, eficiência baixa, ripple/ruído elétrico alto, falta de PFC ativo, ausência de varistor (importante nesse projeto de fonte), além de esconder a potência combinada para +12V, mas que é inadequada para uma fonte que promete 680W. Risco de explodir tudo não tem, mas foi uma péssima escolha e bem característica da potencialite aguda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!